Idade Maior

Diga adeus à acne

, 2 comentários

A acne e as rugas são dois inimigos que podem ser combatidos com os produtos certos. Saiba quais os melhores tratamentos para a sua pele.


Durante a batalha diária contra as rugas, pode aparecer, sem avisar, um inimigo que estava adormecido desde a adolescência: a acne. O principal culpado é o próprio creme anti-rugas que tapa os poros da pele, provocando este fenómeno que será tanto mais grave quanto mais sensível e oleosa for a pele. E o uso abusivo de maquilhagem, a ausência de tratamentos de limpeza ou de cuidados básicos também influenciam.

A acne é uma doença inflamatória da pele, que surge sobretudo na puberdade, quando a produção de hormonas é mais alta e causa um aumento de secreção sebácea, provocando o aparecimento de espinhas, borbulhas e pontos negros, principalmente no rosto, nas costas, peito e ombros.

Este fenómeno é mais frequente em peles de tipo oleoso. Esta, apesar de tendencialmente se tornar mais fina e seca com a idade, estará sempre sujeita ao aparecimento de acne.

Para tratá-la, é comum o uso de produtos ricos em peróxido de benzoílo, o mais indicado para infecções cutâneas. No entanto, este composto seca a pele, tornando-a mais propensa às rugas.

O segredo é limpar a pele de modo a aliviar os poros da agressão do creme anti-rugas. Seguem-se os três passos mais importantes para a solução deste problema.

Hidratar a pele - De acordo com a dermatologista norte-americana Leslie Baumann, autora da obra Soluções para Tipos de Pele (The Skin Type Solution), aplicar creme hidratante na pele ajuda a tratar a acne, especialmente produtos com glicerina, que torna a pele mais suave, e ceramida, que aumenta a capacidade de retenção hídrica.

Tratar a acne - Procure produtos ricos em ácido salicílico, um regulador de oleosidade e anti-inflamatório que ajuda a esfoliar e a hidratar a pele, bem como com ácido glicólico, que estimula a secreção de colágeno, fortalecendo o tecido epidérmico. Evite tratamentos com peróxido de benzoílo.

Vença as rugas - Invista em cremes com retinol que estimulam a renovação celular e potenciam a elasticidade da pele.

Use sempre desmaquilhante - Não se deite maquilhada. A sua pele precisa de respirar e os cosméticos obstruem os poros, tornando a sua pele mais susceptível ao aparecimento de borbulhas.

Leia ainda:

A pele na menopausa

Batalha contra as rugas
2 comentários
  • Teresa Ferreira
    14 de Outubro
    Tenho 42 anos a minha pele é oleosa nas zonas do nariz,testa e queixo.Algumas semanas tem aparecido constantemente espinhas do tipo quistos na zona do queixo e para os lados da face,uso creme hidratante nivea, gostaria de saber como fazer desaparecer estas espinhas que me deixam marcas na cara e muito incomodo.Obrigado, aguardo resposta. Cumprimentos.
  • luisa rosario
    12 de Março
    boa noite como fazer desaparecer manchas de acne tenho pele oleosa,qual o melhor hidratante