Idade Maior

Batalha contra as rugas

, 2 comentários

Chega de gastar pequenas fortunas em cremes que não surtem efeito. A acupunctura é o seu novo aliado.


As injecções de botox, liftings e peelings estão entre os tratamentos de pele mais eficazes, mas também mais dispendiosos. Os cremes anti-rugas parecem uma opção mais viável, mas quantas vezes não se gasta rios de dinheiro em produtos que afinal não fazem efeito nenhum? Agora surgiu uma nova forma de cuidar do rosto sem que a carteira sofra rombos irrecuperáveis: a ginástica passiva facial com electroestimulação nos pontos de acupunctura ou acupunctura facial.

A acupunctura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na aplicação de agulhas, em pontos do corpo mais sensíveis - pontos de acupunctura. O estímulo das agulhas actua ao nível de áreas do encéfalo, como o hipotálamo e a hipófise, promovendo o equilíbrio do funcionamento destes centros. A hipófise é uma glândula que controla as glândulas supra-renais, a tiróide, os ovários e os testículos. Ao atingir esta glândula, a acupunctura tem uma acção terapêutica sobre a hipertensão arterial, tensão pré-menstrual, disfunções da líbido, e outras patologias associadas à hipófise. Além disso, as agulhas agem nas fibras nervosas e musculares, relaxando-as.

Tratamento anti-rugas
Aplicada apenas no rosto, ginástica passiva facial ou acupunctura facial trabalha na tonificação e diminuição de rugas, através de electroestimulação. Os eléctrodos ou agulhas agem nos 57 músculos faciais, tornando-os mais firmes. O exercício promove o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, activando a produção de colagénio, que sustenta a pele. Quando o músculo é trabalhado, ganha volume, o que faz com que a pele estique. A acupunctura facial alivia não só rugas como reduz olheiras acentuadas, diminui a flacidez do rosto e torna a pele mais brilhante e suave.

Formada em Medicina Tradicional Chinesa pela Associação Portuguesa de Acupunctura e Disciplinas Associadas, Ana Guerreiro, apologista desta prática, explica a sua importância: "O rosto jovem é mais cheio. À medida que envelhecemos, ele murcha. O obeso também perde a forma no rosto. Ninguém deve emagrecer sem exercícios para o corpo e para o rosto também, já que é um conjunto". Esta prática é aconselhada a quem pretende emagrecer mas quer evitar marcas de flacidez no rosto.

O efeito da ginástica passiva facial nos pontos de acupunctura sente-se ao fim de, aproximadamente, 20 sessões. Os contornos tornam-se mais firmes e tonificados e a pele fica mais brilhante já que, segundo esta especialista, "o aporte de nutrientes é maior quando se estimula a circulação sanguínea".

Que futuro para a estética?
Se é assim tão benéfica para a pele, será que a acupunctura irá acabar por substituir as cirurgias plásticas e a aplicação de botox? De acordo com esta profissonal, não. "O trabalho da ginástica é muscular, a pele fica mais oxigenada e mais viçosa. No entanto, a ginástica facial não elimina o excesso de pele, como nas pálpebras, por exemplo, quanto existe muita flacidez no local. Para reverter estes casos, só mesmo com uma cirurgia plástica", explica. Por outro lado, a acupunctura facial também é aconselhada a quem já fez cirurgias plásticas, como forma de manutenção e prevenção de outros danos na pele.

Esta prática começou por ter sucesso nos Estados Unidos da América, mas está a ser cada vez mais procurada em Portugal, tanto por mulheres como por homens, de faixas etárias indiferenciadas. Esta adesão pode ser explicada pelo facto da acupunctura ser benéfica em qualquer idade, mas servir essencialmente para prevenir o envelhecimento facial aos primeiros sinais de desgaste e perda de firmeza na pele.

Acupunctura facial em Portugal
Muitos Centros de Acupunctura existentes em Portugal já disponibilizam sessões de acupunctura facial. Em Lisboa, a Clínica CWN de Medicina Tradicional Chinesa, que pode ser encontrada no Chiado e na Alameda, é uma das que oferece este serviço. No Sul, mais concretamente em Faro e por 60 euros a sessão, o Centro de Estética Bem Me Quer, também realiza ginástica passiva facial com electroestimulação nos pontos de acupunctura.

Leia ainda:

> Ano Novo em beleza

> Pés com estilo

2 comentários
  • A Forreta voltou
    15 de Janeiro
    espera lá, estava a ver mal...~ 60? X 20 sessões = são 1200? mínimo. vou mesmo até ás Caraíbas... E volto de lá LINDA!
  • A Forreta
    15 de Janeiro
    Deixa ver... 60? X 20 sessões (para COMEÇAR a ver os efeitos) = 600? mínimo. Acho que prefiro pegar no dinheiro e ir dar uma volta. Nãovolto com menos rugas mas com mais sorrisos de certeza. e os sorrisos tornam as pessoas mais jovens!