Idade Maior

Adeus cabelo...

Começam a cair as folhas e lá se vai o nosso cabelo. Saiba o que fazer para evitar a tradicional queda de Outono.


Sabia que perdemos entre 50 a 100 fios de cabelo por dia, ou seja, cerca de 15 por cento do total da nossa massa capilar? Pois é, e ainda  por cima, a tendência aumenta durante a Primavera e o Outono, sendo que nesta última, os especialistas acreditam que a intensificação deve-se às agressões a que os cabelos estiveram sujeitos durante o Verão e não à queda da folha como perpetua a crença popular.

Será normal?
Para avaliar a saúde do seu cabelo coloque as mãos sobre o couro cabeludo, apertando-o ligeiramente e fazendo escorregar os dedos ao longo dos fios. Se, após ter repetido a operação pela totalidade da cabeça, recolher menos de 10 cabelos, está dentro da normalidade. Entre 10 e 15, opte por tratamentos específicos anti-queda; mais de 15, peça conselho ao seu farmacêutico ou ao seu dermatologista que lhe dará uma orientação para um tratamento adaptado.

Razões genéticas podem estar na origem deste problema, mas também stress, inquietação, um choque psicológico, má alimentação, poluição, tabaco e alguns contraceptivos ou tratamentos hormonais de substituição. A queda de cabelo anormal pode ser um problema ainda para quem abusa de produtos químicos e do secador.

O que deve evitar
Primeiro evite colocar a extremidade do secador em contacto directo com os fios de cabelo, bem como da raiz. Ao submetê-lo a temperaturas muito elevadas fará com que a sua resistência diminua 50 por cento e perca a sua vitalidade mais rapidamente. Recomenda-se secar os cabelos finos, no máximo, a 130 ºC e os espessos e ásperos, a 200 ºC. E recorra ao secador o menos possível.

Quanto a produtos químicos (laca, gel, espuma, etc.), a sua utilização deve ser esporádica, sendo que o ideal é reduzi-la ao indispensável. Para manter o cabelo saudável é importante lavá-lo duas a três vezes por semana com o produto específico para o tipo de cabelo, penteá-lo suavemente só depois de removido o excesso de água com uma toalha. Aplique uma máscara ou amaciador para o hidratar, massajando com a ponta dos dedos o couro cabelo de modo a estimulá-lo. Enxaguar com muita água morna.

O ciclo de vida do cabelo dura, em média, cinco anos e desenrola-se em três etapas: a fase activa (anagénica), durante a qual o cabelo cresce em média 0.3 milímetros por dia. A fase de repouso (catagénica) onde o folículo se atrofia e se retracta em direcção à superfície do couro cabeludo. E, finalmente, a última fase (telogénica) durante a qual o cabelo acaba por cair para deixar nascer um novo.

Se o problema da queda se acentuar,  procure um especialista para determinar as causas e qual a melhor solução para o seu caso.