Idade Maior

Agasalhos masculinos

A estação mais requintada do ano está aí. Por isso, invista nela. Vestir o casaco apropriado pode torná-lo irresistível ao olhar feminino.


Sabia que o Inverno é considerado a estação mais requintada do ano? Envolve variadíssimas peças de roupa, acessórios e combinações, muito mais do que qualquer outra estação. É certo que a nível de cores e padrões é um pouco mais cinzenta, mas cada vez mais os estilistas procuram inovar e alterar essa tendência.

Mas, além de tudo, o Inverno tem também um je ne sais quoi que torna os homens mais atraentes ao olhar feminino. Será devido à elegância do casaco que se escolhe para combinar com a indumentária? Pois fique a saber que um casaco de bom corte, devidamente escolhido em função do corpo que o vai vestir e da ocasião em que o vai usar, pode tornar um homem irresistível....

Saber escolher
Saber escolher o agasalho apropriado para o momento é fundamental. Um casaco deve, acima de tudo, ser confortável, simples e quente. Afinal a função dele é mesmo essa, proteger do frio. A variedade de materiais e estilos é grande e, por isso, a escolha nem sempre é fácil. Mas afinal que casaco deve escolher para um evento formal? E para o dia-a-dia? Qual o estilo que o favorece mais?

Obrigatório no guarda-roupa
Os sobretudos clássicos estão sempre na moda. Podem ser utilizados numa situação formal, mas também no dia-a-dia. Se quiser um toque mais sóbrio, então use-o sobre um fato. Para um ar mais descontraído, combine-o com calças de ganga e uma camisola.

O lado bom do sobretudo é que favorece a silhueta masculina, ao contrário das também muito utilizadas parkas (que tão depressa estão na moda, como não estão) e outros casacos de Inverno pesados e volumosos.

Mas atenção ao comprimento e cor. Se o comprimento o favorece, tiver um corte a direito e um tom básico como preto ou cinza, perfeito! Mas se for muito curto ou comprido, justo ou largo e demasiado cintado, esqueça.

A gabardina e um blazer são outras duas peças obrigatórias. A primeira pode ser utilizada em qualquer altura do ano. Já a segunda é ideal porque se adapta a diferentes situações. Contudo, aplicam-se a estes dois casacos as mesmas regras dos sobretudos. Atenção ao corte, tamanho e cor. Escolha os modelos mais clássicos e sóbrios se quer que as peças perdurem por algum tempo no seu guarda-roupa.

Comprimento ideal
O comprimento ideal dos casacos é acima do joelho. Desta forma, o casaco irá favorecer a estatura, independentemente da forma do corpo. Os casacos mais compridos (abaixo do joelho) são apenas aconselhados a homens altos (com no mínimo 1,75 centímetros de altura). Quanto aos blazers e aos casacos mais curtos, a única regra que se aplica é que os mesmos devem ficar entre a parte mais larga da anca e a cintura.

Tendências Outono e Inverno 2009
A maior tendência deste Outono e Inverno ? partilhada um pouco por praticamente todos os grandes estilistas ? são os casacos militares. Com fortes influências tanto dos uniformes de Napoleão como dos utilizados pelos alemães durante a II Guerra Mundial, os novos modelos, que mantêm alguns dos pontos chaves, surgem com cortes mais modernos e elegantes, que realçam a silhueta masculina.

Leia ainda:

> Depilação masculina: a moda que se impõe

> Saber esconder os defeitos