Idade Maior

Antónia Rosa - os segredos da beleza feminina

, 1 comentários

Antónia Rosa dispensa apresentações no mundo da moda portuguesa. É uma das mais conceituadas makeup artist, reconhecida pela sua criatividade, versatilidade e poder de fazer sobressair em cada mulher o que tem de melhor.


Antónia Rosa tem um vasto curriculum: já publicou um livro ?O Poder da Maquilhagem", dirige o atelier MAKEUP BAR ( Em Lisboa no Chiado, e no Porto), escreve uma crónica mensal para a revista Elle, e maquilhou já varias personalidades por este mundo fora. Juliette Binoche é a sua eleita.
Desde os 18 anos que é maquilhadora profissional, embora o seu futuro se adivinhasse desde muito cedo. Aos 5 anos ficava maravilhada enquanto via a mãe colocar pestanas postiças e pintar-se.

Tirou o curso em Paris e pouco tempo depois estava a trabalhar em Portugal como maquilhadora. Os amores trouxeram-na até aqui e desde aí tem sido esta a sua Pátria. O sucesso advém da paixão pelo que faz, mas essencialmente da criação do seu próprio estilo. Um estilo que embora hoje muitos aplaudam, demorou anos a ser aceite. Antónia Rosa lembra que foram precisos 10 anos. Tempos difíceis que nem por isso a demoveram daquilo em que acreditava.

O seu estilo é inspirado por personagens que transmitem sensações, como por exemplo os super heróis de banda desenhada, do rock and roll, em que a maquilhagem nunca está acabada, é feita como se houvesse uma história para contar. É uma maquilhagem progressiva, que continua durante as sessões fotográficas, até sentir que esta se apoderou da pessoa e lhe pertence sem estranheza. ?Os super heróis têm olhos gigantes, grandes pestanas e sobrancelhas, simbolizam a mulher forte, a heroína que ultrapassa todos os obstáculos. É isto que as mulheres querem sentir?, explica.

O que querem as mulheres a partir dos 50 anos
As mulheres de 50 anos começam a sentir-se envelhecidas e não gostam de usar muita maquilhagem. As rugas ficam mais salientes e isso deve ser levado em consideração. As mulheres querem ficar mais luminosas, razão pela qual Antónia Rosa deixou a base fora do kit de maquilhagem. Usa sombras com brilho, um brilho aquoso que as torna quase invisíveis, como se vestissem o olho e dele fizessem parte. Usa várias cores na sua maquilhagem, trabalha cor contra cor, e disfarça defeitos um a um. A sua evolução na maquilhagem é isto mesmo, cuidar da pele ponto por ponto.

Os primeiros sinais de envelhecimento surgem à volta dos olhos, a partir dos 40 anos. Mas, não é caso para alarme. É necessário fazer prevenção com cremes ? sobretudo os nocturnos - e consultar um dematologista, pois alguns deste problemas resolvem-se com simples intervenções. Para além disso, Antónia Rosa acredita sobretudo nos complementos alimentares e reconhece que estes atrasam o envelhecimento da pele de uma forma eficaz.
Mas, lembra: ?Devemos tratar o rosto desde sempre: lavar a cara, hidratar e usar protector solar. As mulheres têm que faze-lo desde que nascem (?risos), e devem faze-lo até ao fim da vida. Se, além disso, houver uma alimentação cuidada, exercício físico e estabilidade psicológica, é possível ter uma boa pele até morrer?!

Viver bem com o envelhecimento
A sociedade em que vivemos não prepara as mulheres para o envelhecimento. Vivemos demasiado prisioneiros da imagem e temos dificuldade em assumir que esta não poderá ser a mesma o resto da vida. Temos que estar conscientes das alterações naturais, olhar para o espelho com verdade e assumir que a mudança faz parte da vida. Antónia Rosa, acredita porém, que uma vida equilibrada, uma família coesa e estabilidade afectiva são factores essenciais para aceitar o envelhecimento. Aliás, considera que as pessoas se podem sentir bem em qualquer idade. Basta adaptarem-se, não desistirem de si próprias, e continuarem a cuidar da sua imagem. Porque, na verdade, a luz que temos, a áurea à nossa volta, vem de dentro. Para além disso, é essencial que cada um encontre o seu próprio estilo e se sinta bem nesse estilo. Por último, recomenda a pratica de desporto, rodear-se de pessoas mais novas, abrir novos horizontes, trabalhar, ter hobbies, obrigar o cérebro a manter-se activo.

Nomeada para os Fashion awards, reconhece que os elogios são importantes e gosta de saber que as pessoas gostam do seu trabalho, já que a sua paixão é mesmo esta: trabalhar, trabalhar, trabalhar?

Quem a quiser encontrar, poderá ser no Makeup Bar, onde o conceito é ficar com uma tez saudável, luminosa e perfeita com uma maquilhagem flash - leve e imperceptível - em poucos minutos. É possível depilar, reequilibrar e redesenhar as sobrancelhas e maquilhar-lhe com uma maquilhadora profissional. Para além disso, pode aprender a maquilhar-se para todos os dias ou qualquer ocasião.

Contacto: Atelier de maquilhagem em Lisboa. Rua Nova do Almada - 100 / CHIADO. 1200 Lisboa ? Portugal. Tel :(351) 933512211 / 213 465 225/ contact@antoniarosa.com/ http://www.antoniarosa.com/

1 comentários
  • Antónia Nascimento
    29 de Fevereiro
    Boa tarde! Gostaria de ser informada sobre os cursos de maquilhagem artística e se há no Porto. Atentamente, Antónia Nascimento