Idade Maior

Chapéus há muitos!

O problema é saber escolher o mais adequado. Descubra qual o chapéu certo para cada estilo e ocasião.


No que toca à aparência e ao estilo masculino, a maioria dos homens com mais de 50 anos é entendida no assunto.  À excepção de uma certa parte do corpo que quase todos tendem a esquecer-se ou a negligenciar: a cabeça.

É certo que o hábito de deixar crescer o cabelo em apenas um dos lados, na vã esperança de dissimular a calvície, tem vindo a desaparecer e poucos homens investem ou tiram partido desta parte da anatomia humana, pois usar chapéu é, sobretudo, uma vaidade feminina. Aliás, a maioria dos homens de hoje  nem sequer sabe escolher um chapéu, ao contrário dos respectivos pais e os avós que cresceram a saber escolher o modelo apropriado para cada ocasião. Mas essa tradição tem vindo a desaparecer.

Usar chapéu traz inúmeras vantagens: mantém a cabeça quente durante o Inverno e protege do sol no Verão mas, acima de tudo, dá um toque de distinção e elegância.

Mas, afinal, qual é o modelo certo? Para os que têm rostos arredondados, o ideal são os chapéus com abas largas. Durante o Verão, experimente usar safaris e panamás com abas largas, ao estilo de Indiana Jones e quando o tempo arrefecer, mude para o estilo australiano: também abas largas mas de camurça, couro ou  feltro. Além de funcional é uma escolha inteligente. Se procura um look mais sofisticado, nesse caso, opte por um nylon social.

Os homens de estatura larga ou reduzida devem optar pelo oposto, os chapéus de abas pequenas. Para o Verão, podem escolher panamás ou um clássico de verão. Já para o frio, tanto os zequeti (lã social) como os safaris de Inverno são uma boa escolha.

Existem, contudo, modelos de chapéus que não devem ser utilizados em qualquer circunstância: gorros de lã e bonés. Podem até ficar bem a desportistas e montanhistas mas nos homens com mais de 50 anos fazem com que pareçam uma versão envelhecida do Bart Simpson.

Etiqueta
Importante será dizer que, a partir do momento que passar a incluir o uso de chapéu na sua rotina diária, terá de ter em atenção algumas regras de etiqueta, tais como:
- retirar o chapéu sempre que entrar em locais fechados;

- retirar o chapéu quando cumprimentar alguém do sexo feminino;

- não usar o chapéu à mesa;

- retirar o chapéu quando estiver numa cerimónia, perante um evento formal ou a tirar fotografias.

Leia ainda:

> Um homem de sonho

> Elas gostam é dos carecas!