Idade Maior

Ano Novo em beleza

E se uma aparência mais jovem não passar só pela dieta e pelo ginásio? Tome nota das recomendações de quem sabe.


Quando o ano chega ao fim, é habitual fazer-se uma retrospectiva e pensar em que podemos mudar ou melhorar. Normalmente, as resoluções de Ano Novo envolvem dietas e exercício físico, decisões muitas vezes adiadas e mal sucedidas devido à falta de vontade ou à dificuldade em levá-las à cabo.

Se o seu espelho não lhe sorri, há pequenos truques que pode colocar em prática e que vão desde uma maquilhagem mais leve, a um penteado mais solto ou mesmo um corte mais ousado. Estas pequenas mudanças vão deixá-la com um ar mais jovem e saudável, e sempre são mais fáceis que uma dieta morosa e frustrante.

Charla Krupp, editora de beleza e estilo do programa Today do canal norte-americano NBC, há dez anos no ar, e autora do livro How Not To Look Old, sugere algumas recomendações que podem maravilhas pela aparência de qualquer mulher que já ultrapassou a casa dos 50. Tome nota.

- Não usar penteados muito trabalhados. Em jantares formais ou a casamentos, prefira penteados simples, de preferência que deixem o cabelo caído. Os penteados "armados" dão um ar antiquado e estão fora de moda. O cabelo solto dá um ar mais jovem e glamoroso.

- Deixar o cabelo crescer. Só porque já não tem 16 anos, não significa que não possa usar o cabelo comprido. Mas, atenção: sem exageros. O cabelo comprido é mais sensual e atractivo que o cabelo curto, mas não deixe que cresça até à cintura: até aos ombros é o tamanho certo.

- Evitar as lacas e os géis. É normal que se queira manter o penteado feito no cabeleireiro, mas isso não é razão para exagerar na laca ou no gel, pois o cabelo fica demasiado artificial. Deve-se apenas usar a quantidade necessária para que o penteado aguente até ao final da noite.

- Livre-se dos óculos da avó. Está na altura de experimentar modelos modernos e deixar o seu par de óculos antigos na gaveta. Um modelo de óculos coloridos, de massa, dá-lhe um ar jovem e sofisticado, ao contrário dos óculos redondos e de aros metálicos que são antiquados.

- Usar blush de tons claros. Evitar blushs escuros que dão um ar pesado. Prefira tons de cor-de-rosa ou pêssego, que dão a sensação de que se está a corar. Fica-se com um ar mais saudável e fresco.

- Cuidar dos dentes. Um sorriso bonito ilumina qualquer rosto e torna-o instantaneamente mais atraente. Por isso, há que evitar limões e alimentos ácidos que desgastam o esmalte dos seus dentes. Deve-se usar uma escova suave, já que as escovas mais duras podem magoar as gengivas. Procure lavar os dentes durante dois minutos e limpe-os com fio dental. Visite regularmente o dentista e esteja atenta a sinais de cáries ou outros problemas.

- Usar acessórios variados. Não tenha medo de usar mala e sapatos de cores diferentes. Usar acessórios da mesma cor dá-lhe um ar antiquado. Combinar tudo está fora de moda. Seja ousada!

- Vestir calças de ganga. Não há problema nenhum em usar jeans, independentemente da idade. Apenas evite as bainhas muito subidas, que são antiquadas, e as bainhas descaídas, que são demasiado juvenis. Não compre calças de ganga com padrões exuberantes, prefira um look discreto.

- Evitar vernizes escuros e unhas demasiado compridas. Prefira manicure francesa e tons claros de verniz em vez de castanhos e vermelhos fortes. Tons de beje e rosa deixam as suas mãos mais luminosas e com um ar mais cuidado. Não deixe as unhas crescer demais, pois as unhas compridas dão um ar descuidado.

Fonte: How Not To Look Old, Charla Krupp

Leia também:

> Quer parecer dez anos mais nova?

> Um ano novo em grande forma