Idade Maior

Com estilo...de calções

Saber usar calções é uma arte. Quando bem conjugados com a restante indumentária, podem ser apropriados em várias ocasiões.


Com o calor a apertar, nada melhor do que vestir roupas mais frescas e arejadas e, sempre que possível, largar as calças.

Para os homens esta é a época ideal para usar e abusar dos calções seja durante as férias, seja em ocasiões mais descontraídas. Existe, contudo,  um conjunto de regras que convém respeitar para não parecer um "pinto calçudo".

Embora no mercado estejam disponíveis vários modelos, nem todos são os mais adequados para todas as ocasiões. E, claro, saber conjugá-los com a restante indumentária é uma arte.

Os calções devem ser apropriados à fisionomia e à estrutura física da pessoa que os veste. Se é alto e magro, então deverá optar por calções mais compridos que lhe dão algum volume na parte de baixo da cintura. O que não quer dizer que deva vestir calções do tipo "balão". Nada de exageros, nem mesmo no comprimento, que nunca deve ser abaixo do joelho. Se é baixo, tem as pernas curtas mas atléticas, então qualquer trapinho lhe fica a matar.

Quem tem um tom de pele claro ou as pernas muito brancas deve utilizar calções de cor neutra: branco, pastel, beige, etc. Já os donos de umas pernas bem bronzeadas podem optar por outro tipo de cores como o azul-escuro, cinzento, castanho, verde-seco, etc.

O estilo casual
Os calções estilo futebol devem ser usados, unicamente, para fazer desporto. Embora alguns homens gostem de os usar por serem curtos e darem comprimento às pernas, a verdade é que não favorecem ninguém. E, afinal de contas, a roupa de desporto deve ser utilizada para isso mesmo, para fazer desporto.
Por outro lado, calções mais casuais estilo Coronel Tapioca podem ser combinados com ténis, sandálias em pele ou uns chinelos de praia, dependendo se os usa durante o dia para uma almoçarada ou numa ida à praia. Na parte superior pode optar por uma t-shirt ou uma camisa de manga curta, mas nunca uma t-shirt de alças. Deixe as alcinhas para as senhoras.

Out to dinner
Mesmo em situações que exigem um pouco mais de cuidado, é possível manter estes princípios, tendo sempre em conta que há certos lugares que não admitem calções à noite: restaurantes, bares e hotéis de luxo, bem como alguns equipamentos culturais como teatros e óperas.  Mas se está a pensar ir jantar fora e quer realmente levar calções, opte por um restaurante mais informal tipo esplanada e escolha uns em algodão com dois bolsos, combinando-os com uns sapatos de vela e uma camisa de manga curta. Vai sentir-se confortável mas ao mesmo tempo adequado à ocasião.