Idade Maior

Pele à prova de frio

, 2 comentários

Bela mesmo no Inverno? Sim, é possível! Tome nota das nossas sugestões para manter uma aparência cuidada e hidratada.


Durante os rigores do Inverno, costuma-se investir em aquecedores para a casa e em anti-congelantes para o carro. Mas e a pele? "Muitas pessoas pensam que a pele não precisa de tantos cuidados no Inverno como nos meses mais quentes", diz Rhoda Narins, antiga presidente da Sociedade Norte-Americana de Dermatologia. "No entanto, o vento frio do Inverno pode secar, queimar ou danificar a pele, criando eczemas".

A boa notícia é que bastam alguns cuidados rotineiros para proteger a pele das agressões do frio. Experimente seguir os conselhos da Sociedade Norte-Americana de Dermatologia e rapidamente ficará preparada para enfrentar a neve ou o frio mais cortante.

Duche em vez de banho
- Evite os banhos de imersão e a água a escaldar. Não precisa de tomar banho de água fria, mas tenha em atenção que banhos longos e de água demasiado quente secam a pele. Limite o tempo do banho para quatro ou cinco minutos, com água morna.

Cremes vs Loções - Assim que sair da banheira, espalhe creme hidratante pelo corpo, para que a sua pele fique mais suave e nutrida. Dois minutos é o tempo necessário para este processo. Esqueça as loções, já que, segundo a dermatologista Jody Alpert Levine, co-fundadora do Centro de Cirurgia Plástica e Dermatologia de Nova Iorque, os cremes são mais ricos e protegem melhor a pele nesta estação.

Exfoliar a pele - O creme hidratante não chega para manter a sua pele cuidada. Exfolie-a frequentemente, para se livrar das células mortas e estimular a sua renovação. Use uma esponja suave ou um produto à base de retinol, que ajuda a aliviar as rugas de expressão.

Dermocosméticos hidratantes à base de água - Algumas marcas de dermocosméticos têm produtos hidratantes que restabelecem os níveis de água da pele.

Protector solar - Se nevar no local onde vive ou se for passar férias numa estância de neve, não se esqueça do protector solar. O "sol de Inverno" pode queimar tanto como no Verão.

Batons de cieiro ou vaselina - A boca é um dos elementos mais sensíveis do rosto e aquele que mais sofre no Inverno. Para evitar feridas nos lábios, não saia de casa sem baton do cieiro ou vaselina. Aplique várias vezes ao dia.

Evite lã, prefira algodão - A lã e outros tecidos que provocam comichão irritam e agridem a pele. Use roupa de algodão que é mais suave para a pele.

Não se esqueça das luvas
- Para proteger as suas mãos das intempéries do tempo, nada melhor que umas boas luvas. As unhas também sofrem com o frio, por isso as luvas são a melhor opção.

Alimentação equilibrada - Coma sopa e beba um litro e meio de água todos os dias. Os líquidos são essenciais para a pele. Consuma alimentos ricos em vitamina C como laranja, toranja e cenoura, pois são bons antioxidantes, que atrasam processos como o envelhecimento e outras alterações do sistema nervoso. Inclua também chá verde na sua rotina, já que também actua como antioxidante.

Leia mais:

> Batalha contra as rugas

> Ano Novo em beleza
2 comentários
  • alice
    23 de Janeiro
    estou precisando comprar um par de luvas para proterger as mãos, só que não sei onde comprar e nem como pedir Obs. não é para mim e sim p/uma sra. de 82 anos que está precisando, ficarei grata se puder me ajuda nesta busca.Aguardo uma resposta
  • Sousa
    21 de Janeiro
    Muito bem, gostei de ler, pois com um pouco mais de cuidado podemos realmente melhorar o nosso aspecto e saude.