Idade Maior

Prevenir o envelhecimento da pele no pescoço

São vários os tratamentos existentes que ajudam a minorar os efeitos dos anos que passam. Conheça os mais eficazes.


A flacidez da pele em baixo do pescoço, tipicamente conhecida por papada, é um sinal inequívoco de envelhecimento, que assusta homens e mulheres. As rugas no pescoço, podem, no entanto ser evitadas e minimizadas com determinados tratamentos e cuidados.

O primeiro passo é a prevenção e, nesse caso, é essencial evitar exposições excessivas ao sol. A partir dos 30 anos, os dermatologistas recomendam atenção especial ao pescoço, pois é nessa fase da vida que o pescoço começa a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento.

Para combater esse processo, o uso de hidratantes e protecção solar previne a degeneração das fibras colágenas e elásticas da pele, adiando os efeitos da flacidez.

Outra maneira de evitar a pele flácida nesta zona é fugir do efeito da acumulação de gordura no pescoço, mais propícia a pessoas que engordam e emagrecem com frequência. A acumulação de gordura no pescoço, seguida da sua perda, pode gerar o tal efeito papada, que todos gostaríamos de evitar.

Convém no entanto não esquecer que é inevitável que ao longo dos anos a pele do pescoço apresente flacidez e rugas.Quando isso acontece, os procedimentos dermatológicos são os mais indicados para as marcas subtis. Em casos mais graves, é preciso recorrer às cirurgias plásticas. Existem várias outras opções:

Peelings
Há diferentes tipos de peelings que podem ser indicados por dermatologistas. Promovem uma regeneração da pele, removendo a camada superficial. Os tecidos ficam mais claros e rijos, dando um aspecto mais jovial ao pescoço.

Laser
No mercado estético há vários tipos de lasers que podem ser úteis no tratamento da flacidez. Dividem-se em dois tipos: os ablativos, que removem a camada externa da pele, e os não-ablativos, menos intensos, usados principalmente para estimular o colágeno na área onde foi aplicado.

Toxina Botulínica
Esta substância também pode ser usada para diminuir a flacidez do pescoço. O músculo local fica mais relaxado, deixando a pele mais lisa e menos flácida. Como é aplicada com agulha, é necessário bastante cuidado por parte dos profissionais, já que a zona cervical é bastante sensível.

Lifting e Lipoaspiração
Nos casos de flacidez mais intensa no pescoço, a solução mais indicada pode ser a cirurgia plástica, mais especificamente o lifting. Um levantamento desta região reposiciona a pele e também estruturas mais profundas como a musculatura da região.

Quando indicado, o lifting é feito com incisões próximas das orelhas e elimina a pele que está a mais! Mas, além da pele que sobra, também pode haver acumulação de gordura no pescoço. Neste caso, será indicado uma lipoaspiração para retirar esse excesso.