Idade Maior

Segredos contra o envelhecimento

, 3 comentários

Não podemos ser eternamente jovens e belos! Mas podemos atrasar o envelhecimento!


?Para cultivar uma aparência jovem é preciso aliar os avanços da medicina ao estilo de vida saudável. Alguns hábitos devem ser respeitados de forma a evitar o envelhecimento.

Dormir pouco
Uma noite mal dormida pode gerar efeitos visíveis. É durante o sono que produzimos a hormona responsável pela regeneração das células e pelo humor. Para manter a beleza, durma noites longas. Uma boa noite de sono recompõe as células do organismo, ajuda a crescer o cabelo, melhora o desempenho sexual, acelera o metabolismo e diminui a propensão para engordar.

Hábito a mudar
O corpo deve desacelerar à noite: entre as dicas para dormir bem estão: tomar um banho morno, deixar os telemóveis fora do quarto ou desligados, optar por uma luz suave e aromatizar o ambiente com essência de lavanda. Poderá também ingerir um copo de leite morno com mel ou com noz-moscada ralada. Durante o jantar, não exagere no álcool. Mas para quem não abre mão, uma taça de vinho não faz mal nenhum. Além de relaxar, o vinho é rico em polifenóis, um antioxidante presente nas uvas com acção rejuvenescedora.

Consumir açúcar em excesso
O açúcar pode tanto estar nos chocolates que se ingerem, mas também no café e sumos. O açúcar em excesso pode ser considerado uma substância tóxica para o organismo, pois aumentam o risco de desenvolver diabetes, causam problemas nos dentes, fazem mal ao aparelho digestivo, engordam, podem desencadear dores de cabeça e diminuir a imunidade. Além disso, o açúcar afecta directamente o envelhecimento, uma vez que dificulta a renovação das células. Sem nutrientes, é apenas fonte de caloria. Além disso, retira ao organismo vitaminas e minerais como o cálcio, o que deixa a pessoa mais irritada.

Hábito a mudar
Apesar de tudo, o açúcar é importante como fonte de energia. Para evitar ingerir a substância em excesso, o melhor é trocar o açúcar refinado por mel, e os doces por frutas, sumos ou um chá adoçado com açúcar mascavo. Isso não significa abrir mão de tudo, mas sim fazer substituições inteligentes sempre que for possível.

Stress
Além do estado emocional, a pele e o cabelo sofrem com o stress. Causador de mau humor, úlcera, gastrite e queda de cabelo, o stress dificulta o sono, facilita o surgimento de cabelos brancos, diminui o colagénio e ainda pode causar acne em mulheres de 40 anos.

Hábito a mudar
Para combater o stress, é indicado fazer caminhadas e alguma actividade física. Manter uma alimentação equilibrada, não fumar, evitar tomar demasiados cafés.

Fumar
O fumo causa vasoconstrição, impedindo que os nutrientes essenciais cheguem à pele. Os poros ficam dilatados. Cabelo, unhas e pele ficam opacos. Facilita o aparecimento de olheiras, engrossa a voz, deixa os dedos amarelados, entre outros malefícios do cigarro, como impotência, perda do apetite sexual e cancro.

Hábito a mudar
Determinação para parar. Procurar ajuda médica pode fazer o processo ser mais suave: Hoje já existem vários recursos como medicamentos, adesivos e acupunctura que podem ajudar. Essencial é que a própria pessoa queira parar.

Vida sedentária
Ter uma vida sedentária, além de contribuir para uma aparência mais envelhecida, causa aumento de peso, diminuição da resistência e pode complicar casos de diabetes, hipertensão sanguínea, osteoporose, entre outras doenças. A prática de exercícios reduz a obesidade, eleva a auto-estima e é responsável pelo humor.

Hábito a mudar
No dia a dia, alguns hábitos podem contribuir para uma vida mais activa, como usar as escadas em vez do elevador; substituir o carro pela bicicleta ou caminhada; aproveitar o horário de almoço para dar umas voltas ao quarteirão, etc.

Exposição solar
A luz solar é um dos principais factores de envelhecimento: Podemos constatar um exemplo desta acção quando observamos mulheres que ficaram expostas ao sol. A pele do rosto e do colo tem um aspecto mais rugoso, manchado e com presença de linhas. Além da beleza, a saúde também pode sofrer com o sol. Os raios os raios ultravioleta podem causar cancro de pele, danos aos olhos e reprimir o sistema imunológico.

Hábito a mudar
É indispensável o uso de protector solar todos os dias, na praia e na cidade, inclusive em dias nublados. E não apenas no rosto, mas também nas mãos, braços e pescoços.
3 comentários
  • ES.Costa
    12 de Junho
    Boa tarde á todos.Gostei muito do vosso artigo. Estou de pleno acordo com Isabel Afonso o que ela descreve é a pura realidade. Ainda não cheguei aos 70 mas espero ultrapassá-los largamente,com coerência e sensatez e para isso é preciso cuidarmo-nos. Muito obrigada pela informação e preocupação com a 3ª Idade nós merecemos. Beijinhos.
  • isabel afonso
    7 de Abril
    Gostei do artigo referente ao envelhecimento, ha qque dar mais atençao aos Seniores, uma vez que a esperança de vida aumenta e é muito frustrante verificar que a partir dos 60 parece que as mulheres deixam de existir !!!!!!! mesmo que se tenha um peso equilibrado, ha dificuldades em encontrar roupa !!!!!! ´so se pensa na juventude. E caso para perguntar, vamos todas andar nuas ou armadas em velhas gaiteiras !!!!!!! como vulgarmente dizem. Tenho 70 anos,nao parece. Mas o que e facto e que por vezes nao merecemos da classe medica a atençao que deveriamos ter. E triste mas e verdade. Achei o artigo optimo, continuem com as vossas sujestoes. Boa tarde e bom fim de semana.
  • ver mais comentários »