Idade Maior

Tudo o que precisa saber para um barbear perfeito

, 4 comentários

O barbear é um dos rituais diários masculinos que mais agride a pele do rosto. Aprenda a evitar as irritações.


Ao contrário do que se pensa, obter um barbeado profissional em casa é simples e fácil. Basta seguir estas três recomendações essenciais:

1-Preparação
É a fase mais importante e negligenciado. Uma boa preparação abre os poros e amacia a pele. A melhor altura de preparar a pele para um barbear suave é no fim ou logo a seguir ao duche. A água quente amacia os pêlos e abre os poros, facilitando o corte. Mas se não for possível,  então molhe a cara com uma toalha quente para obter o mesmo efeito.

Utilize sempre um creme, espuma ou gel de barbear de qualidade (procure os que contenham glicerina) e afaste-se de produtos com mentol, que podem fechar os poros e enrijar a sua barba. Para quem tem pêlos particularmente espessos ou uma pele sensível é aconselhável que aplique um óleo de pré-barbear para reduzir a fricção entre a lâmina e a pele.

2-Barbear
Os pêlos encravados ou a irritação da pele  devem-se, principalmente, a duas causas: má hidratação e lâminas gastas. Como já foi referido, a hidratação é muito importante, mas uma boa gillette é essencial para um barbear eficaz e confortável. As gillettes mais adequadas são as que têm três lâminas e não se esqueça que deverá mudar a cabeça pelo menos uma vez por semana. Assim,  que está a usar uma lâmina sempre afiada. Com a sua mão livre estique a pele do rosto sobre a qual irá passar a gillette, mas evite fazer muita pressão e lave-a frequentemente.

3-Reparar e proteger
Depois de barbear, deve sempre fechar os poros passando a cara por água fria. Passe com suavidade uma toalha de rosto macia na pele já seca e depois aplique um bálsamo hidratante. Não é aconselhável utilizar produtos com álcool, já que podem  secar a sua pele desnecessariamente. Um  aftershave adequado acelera a recuperação e hidratação.

Como vê, conseguir, diariamente, um barbear perfeito não tem nada de complicado. Basta seguir estas três recomendações. Um barba bem cuidada e um sorriso simpático vão,  com certeza impressionar o sexo feminino.
4 comentários
  • Emanuel Ribeiro
    16 de Abril
    Não tenho nada contra a barba, até acho que é um símbolo da nossa masculinidade mas, quem me dera que não me tivesse aparecido... Posso indicar uma dica que funciona comigo, ao fazer a barba eu pessoalmente faço duas passagens com a gillette, uma no sentido crecente do pelo e a outra, ao contrário deste. O resultado é muito bom, parece que nunca tivemos barba...
  • Maria Alvares
    29 de Janeiro
    Apesar de não ser homem, também me interesso por este assunto e aconselho vivamente uma marca de produtos escoceses, à venda em Portugal na Oficina Mustra.

    Vale a pena visitar o site www.castleforbes.com e procurar em "shave".

    Um dos seus criadores dedicou-se a este tema pois ele próprio chegava a ter de fazer a barba duas vezes ao dia!!! E passo a citá-lo:
    "(...) para além da maçada tinha uma permanente irritação na pele e pêlos encravados, durante anos parecia que estava sempre com acne. Por isso era sempre um dos primeiros a comprar todo e qualquer produto para barbear que saísse no mercado.

    Tentei tudo!

    Como criador de fragâncias que sou, ao longo destes anos todos fui coleccionando produtos como óleos essenciais e diluições de água, que usava para remediar os danos causados ao fazer a barba.

    Cada novo produto que adquiria parecia ter cada vez mais ingredientes. Uma vez que estava numa posição privilegiada, resolvi trabalhar esse tema e fazer algo verdadeiramente inovador.

    Curiosamente acabei por recuar aos métodos mais tradicionais, o que até faz sentido uma vez que os nossos antepassados não sofriam com os problemas de cortes, queimaduras e pêlos encravados como nós.

    Comecei por criar um Bálsamo para depois da barba, sem álcool. Foi o ideal, até para usar à noite como creme de noite, pois tem um efeito verdadeiramente reparador.

    Depois avancei para um creme de barbear que tem de ser usado em quantidades mínimas mas com muita água, contém ainda uma quantidade óptima de óleos essenciais com uma enorme eficiência aromática.

    Como a mim me resolveu alguns problemas, alguns amigos pediram-me um pouco destes produtos. Assim que alguns modelos masculinos começaram a usá-los e verificaram uma melhoria significativa, não só na sua pele, como no período de tempo em que o barbear se tornava efectivo as solicitações choveram em catadupa.

    Assim sendo resolvi fazer um produto hidro-solúvel para aplicar antes de fazer a barba.

    Os benefícios dos óleos essenciais fazem-se sentir na aplicação do creme para barbear e no bálsamo para depois da barba, por isso não os coloquei neste produto sem aroma que se aplica antes de fazer a barba, rico em Aloe Vera, com Vitamina E, extractos de Citrus e Camomila, pois têm propriedades regeneradoras, calmantes e antisépticas.

    Bom, o processo chegou ao fim após alguns anos, mas com êxito. Agora que os produtos estão no ponto certo, é importante que os seus utilizadores tenham sempre presente a importância da qualidade dos pêlos do pincel que não pode ser substituído pelos dedos da mão!"

    Não resisti a transcrever este testemunho pois os produtos são de facto fantásticos e produzem-se em quantidades muito limitadas, o resultado é de facto visível.

  • ver mais comentários »