Idade Maior

Um bronzeado sensual e seguro

São fáceis de usar e bastante eficazes. Os autobronzeadores estão cada vez mais na moda. Se pensa que são tóxicos para a pele, desengane-se!


Quem não gosta de apresentar um bronzeado deslumbrante e sedutor durante todo o ano ?

Já sabe que existem no mercado vários produtos disponíveis. Os autobronzeadores, por exemplo, podem ser uma solução, já que, ao contrário do que muita gente pensa, são seguros e fáceis de utilizar em que o  bronzeado se forma através de um mecanismo cosmético simples e não tóxico.

Tenha em atenção que estes produtos não protegem a pele das radiações solares. Por isso, se vai apanhar sol é sempre aconselhável utilizar um protector  que até pode ser aplicado sobre o autobronzeador.

Aplicação
Os autobronzeadores são adequados a todos os tipos de pele. No entanto, escolha a textura gel para peles mistas e creme para peles secas. Os sprays são óptimos para o corpo, mais práticos e rápidos. Aplique um exfoliante antes de usar o autobronzeador, assim elimina as células mortas e consegue um bronzeado mais uniforme.

Após o uso do produto, lave bem as mãos para não ficar nem com as palmas, as unhas e as cutículas coloridas, nem com um bronzeado exagerado. Como esta região tem grande quantidade de queratina, reage de imeditao com o princípio activo dos autobronzeadores.
Cuidado também com cabelos, sobrancelhas e sola dos pés, pois também podem ficar excessivamente "coloridos".

Se tem cabelos claros deve evitar o contacto de autobronzeadores com os seus fios e raiz. Também é preciso uma atenção especial na hora de se vestir ou deitar e esperar que a pele esteja completamente seca.

Benefícios
Estes produtos proporcionam um bronzeado bonito e dourado. Na prática até são mais seguros que outras formas de bronzear, pois produzem uma reacção química na camada mais externa da pele, ao contrário da exposição solar que atinge as camadas mais profundas, aumentando o risco de cancro e acelerando o envelhecimento cutâneo.

Cuidados
Do ponto de vista dermatológico não existe qualquer problema em utilizar os autobronzeadores por um longo período, no entanto, não é aconselhável que o faça todos os dias. Não há mesmo qualquer contra-indicação a não ser que a pessoa tenha um histórico grave de alergia.

Nunca é demais lembrar que a aplicação de autobronzeador não dispensa o uso de um protector solar, pois existe o perigo do mesmo ser confundido com protector solar

Por último, é fundamental que a pele esteja bem hidratada, já que se uma das partes do corpo estiver ressequida o bronzeado ficará manchado.

Leia ainda:

> Cabeleira de Verão

> Pés com estilo