Idade Maior

Na terra da perdição

A que poucos resistem. Uma ementa recheada de iguarias e boa música é o que oferece o Festival do Crato, até ao dia 29 de Agosto.


O Festival do Crato já vai na 25.º edição e todos os anos o cartaz é surpreendente. Por lá já passaram Scorpions, Beach Boys, Roger Hodgson, James ou Azucar Moreno. E, claro, este ano não será diferente. Para esta sexta-feira, dia 28, está prevista (23h30) a actuação do músico e cineasta Emir Kusturica, acompanhado da banda No Smoking Orchestra.

Além de músico, o artista sérvio é também um dos nomes reconhecidos no mundo da sétima arte, tendo já conquistado, em 1985, a Palma de Ouro do Festival de Cannes com o filme "O pai foi em viagem de negócios". Mas, ainda  antes do espectáculo de Emir Kusturica sobem ao palco, às 22 horas, Susana Félix, Sérgio Godinho e António Eustáquio.

O encerramento do certame ficará a cargo primeiro do portugueses The Gift (22 horas) e, finalmente, da banda alemã Reamonn (23h30). E a animação musical do festival não se fica pelos concertos. Todas as noites, depois da última actuação, entram em cena Dj's nacionais e internacionais.

Artesanato e gastronomia regional
O festival conta ainda com mais de 200 expositores de artesanato e de gastronomia tipicamente alentejana. Assim, a um cartaz de luxo, alia-se os famosos saberes culinários da região. Durante o evento poderá deliciar-se com umas tradicionais migas de couve com carne de porco alentejana ou um cozido à moda do Crato. Mas a maior perdição no certame é, sem dúvida, a doçaria - farófias, leite-creme, teculameca, entre outros -, que vai, com toda a certeza, ser a alegria de muitos.

Aproveite ainda o Festival do Crato para conhecer um pouco a região. Viaje com a família ou com a sua cara-metade e vá conhecer as outras riquezas do município.

Onde ficar
Palacete Flor da Rosa
O edifício principal do hotel, construído no século XVIII, foi em tempos uma residência senhorial. Num ambiente carregado de história poderá desfrutar de uma estadia acolhedora e relaxante.

Preço:
Quarto para duas pessoas - de 70 a 90 euros por noite.

Contactos:
Rua da Cruz, 19-25
7430-216 Flor da Rosa
Telefone: 245 997 451/93 996 45 11/93 990 02 01
E-mail: jorgegregorio@modecral.com

Solar Flor da Rosa

A casa foi um antigo solar do século XVIII,  posteriormente restaurado e adaptado a turismo rural. Dispõe de cinco quartos duplos, vários espaços interiores convidativos ao descanso e à evasão, uma sala de jogos, uma sala com lareira, muito reconfortante nos dias frios, e uma piscina para refrescar no Verão.

Preço:
Época alta: 80 a 120 euros por noite e por quarto

Contactos:
Rua D. Nuno Alvares Pereira, n.º 32-34
7430-221 Flor da Rosa
Telefone: 245 996 550/ 964 219 728

E-mail: solar_aflordarosa@hotmail.com

O que visitar
Museu Municipal do Crato
O museu está instalado num edifício barroco situado na zona histórica da Vila. Ao visitá-lo,  está a fazer uma visita ao passado histórico do município, cujo intervalo temporal tem início nas primeiras ocupações pré-históricas e termina em meados do século, com uma abordagem da vida económica e social do Crato. Funciona de terça-feira a domingo, das 10 às 12h30 e das 14 às 18 horas.

Mais informações em www.cm-crato.pt/museu.html

Casa Museu Padre Belo
Aqui poderá visitar uma das maiores exposições de Arte Sacra do País. Funciona de quarta-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30.

Rua do Convento nº21 - Crato
Telefone: 245 996 188

Escola de Olaria de Flor da Rosa
Mantém viva a tradicional olaria de Flor da Rosa. Além de conhecer um pouco da história do artesanato da região, pode também adquirir algumas das famosas peças em granito.

Percursos turísticos
Se é dos que gosta de caminhadas, então parta à aventura pelo Crato e descubra todas as riquezas naturais e arquitectónicas do município. Tem dois percursos à escolha: um pelo centro histórico do Crato e outro cujo o tema é o megalitismo.

Mais informações em wwww.cm-crato.pt "Turismo" - "Percursos Temáticos"