Idade Maior

Consoada fora de casa

Embora a grande maioria ainda prefira passar o Natal em casa com a família, há cada vez mais portugueses que procuram passar a noite de Consoada fora de casa. E se alguns se queixam do tempo que perdem e do trabalho que têm na cozinha a preparar a ceia, outros aproveitam esta altura do ano para gozar uns merecidos dias de férias.


Hotel Vila Monte Resort, Olhão


Passe o Natal num cenário exótico e cheio de surpresas. A ementa da ceia inclui farófias de bacalhau, perna de borrego assada, parfait de fígado torrado e os tradicionais sonhos, rabanadas e chocolate quente, entre outras delícias. O preço do jantar, com alojamento e outras ofertas, ronda os 180 euros.
Grande Hotel da Curia, Curia


Neste ambiente majestoso pode deliciar-se com um tradicional bacalhau com couves, peru recheado com castanhas e, claro, toda a doçaria ligada à época natalícia. E ainda um pequeno-almoço e almoço no dia de Natal. Tudo desde 104 euros por pessoa.
Hotel Caminhos de Santiago, Santiago do Cacém


Para quem pretenta gozar uns dias tranquilos no Alentejo, o hotel preparou um pacote especial de Natal, com estadia de uma a três noites, de 24 a 27 de Dezembro, a partir de 120 euros por pessoa, com uma ementa tipicamente alentejana: bacalhau ou polvo, borrego ou lombo de porco e doçaria regional.
Tivoli Sintra, Lisboa


Passe o Natal bem perto da pitoresca vila de Sintra com uma mesa recheada de iguarias: bacalhau, peru assado e um buffet de sobremesas caseiras. Por 160 euros por pessoa terá direito à ceia de Natal, uma noite de alojamento e o pequeno-almoço no dia 25.
Best Western D. Luís, Coimbra


Depois de um saboroso cocktail terá à sua disposição uma requintada ceia de Natal, onde não faltará o famoso leitão da Bairrada, bacalhau com broa, encharcada à moda de Coimbra e uma variedade enorme de fritos e doces da época. Desde 85,50 por pessoa, incluindo alojamento e pequeno-almoço no dia de Natal, além da ceia.
Sheraton Porto Hotel, Porto


A Ceia de Natal será servida em buffet ? mesa de frios, quentes e sobremesas -, com bebidas incluídas, no Lobby Bistro Restaurante. O jantar da Consoada, o alojamento e o pequeno-almoço rondam os 220 euros por pessoa.
Douro Palace Hotel, Sta Cruz do Douro


Sobremesas tradicionais e refeições a condizer. No jantar de Natal, o Douro Palace Hotel oferece um menu empratado com canja de frango do campo com hortelã, bacalhau de Consoada, peru recheado, arroz de frutos secos e nabiças salteadas. O programa custa 163 euros e ainda inclui alojamento e almoço buffet no dia de Natal.
Hotel Monte Prado, Melgaço


Por 125 euros por pessoa pode passar a noite em Melgaço e saborear bacalhau e carpão recheado com frutos secos. E para os mais gulosos, toucinho-do-céu, arroz doce ou leite creme. Mais tarde, tem ainda chocolate quente, espumante ou vinho do Porto acompanhados por tronco de Natal, bolo-rei, sonhos de abóbora, broa ou rabanadas de ovos.