Idade Maior

Em busca da felicidade

Mas será o sucesso um bom caminho? Saiba de que forma a felicidade e o sucesso podem influenciar a nossa forma de ver a vida.


A psicologia prova haver uma clara relação entre o sucesso e a felicidade. Por exemplo, as pessoas que têm um ordenado acima da média ou um elevado status na sociedade são, por norma, mais felizes. Mas o que induz ao quê? O sucesso provoca felicidade ou, pelo contrário, a felicidade causa sucesso?

A tendência é para assumir que o sucesso é o responsável pela felicidade. Na verdade, não se trata de uma situação de causa efeito, mas sim de um inter-relacionamento complicado a vários níveis. Por isso, falar de como o sucesso leva à felicidade é excluir metade da questão.

De acordo com o psicólogo Sonja Lyubomirsky a felicidade pode, de facto, conduzir ao sucesso, sendo que a melhor prova disso mesmo foi conseguida através de estudos experimentais. Na prática os participantes são induzidos a reagir perante determinadas situações de interacção social para depois ser feita uma comparação entre as mesmas.

Os estudo revelaram que as pessoas felizes são mais propensas a:
1. Falar com outros: os homens felizes, por exemplo, falam mais facilmente dos seus sentimentos;

2. Interessarem-se por actividades de lazer: as pessoas que se sentem bem querem organizar festas, ir de férias, sair à noite;

3. Desfrutar melhor as actividades de lazer e sociais;

4. Resolver problemas: a boa disposição leva as pessoas a querer colaborar e a evitar conflitos ou competições;

5. Ajudar os outros: mais generosas e mais dispostas a ajudar o próximo, quer seja com dinheiro ou com tempo;

6. Sentirem-se saudáveis: sentem menos dores e fisicamente bem;

7. Serem mais criativas: tendem a ser mais originais e flexíveis;

8. Desempenhar tarefas mais complexas: um tema um pouco controverso, sendo que apenas alguns estudos demonstram-no e depende da natureza da tarefa;

9. Auto-confiança: a boa disposição aumenta a convicção nas capacidades.

Dar lugar à felicidade
A forma como entendemos a felicidade e o sucesso tem implicações profundas na forma como conduzimos as nossas vidas. Se pensarmos que o sucesso gera felicidade, então tendencialmente poderemos estar a excluir qualquer tipo de felicidade imediata, assumindo que a mesma só surgirá quando alcançarmos sucesso.

Leia ainda:

> Felicidade: ter ou viver?

> Grato e feliz