Idade Maior

Entre flores e romarias

A rainha das romarias desfila este fim-de-semana pelas ruas de Viana do Castelo. Aproveite a ocasião e vá conhecer a famosa festa da Nossa Senhora da Agonia.


Este fim-de-semana, Viana do Castelo veste-se a rigor para receber a maior festa do ano e da região: a romaria de Nossa Senhora da Agonia, ?a rainha das romarias de Portugal?. Até ao próximo domingo, milhares de visitantes vão invadir a cidade, onde mar e terra se encontram.

Também conhecida como a "Princesa do Lima", as festas em Viana do Castelo são conhecidas pela  sua famosa procissão, fruto de uma antiga devoção dos pescadores à Virgem, a quem pedem auxílio nas horas de maior aflição, mas também incluem  concertos e cortejos, entre outros eventos. Um verdadeiro festival das tradições da região: os trajes minhotos, acompanhados do ouro de Viana, os tradicionais carros que recriam o quotidiano de outros tempos, o artesanato típico da terra e os famosos tapetes de flores nas ruas. As festas encerram no domingo com a serenata no Rio Lima, às 22 horas, que conta também com um espectáculo de fogo-de-artifício.

Consulte aqui o programa completo

Onde ficar?
Monte de Santa Luzia
Das varandas e balcões da Pousada de Viana do Castelo, no Monte de Santa Luzia, o cliente pode desfrutar de uma das mais extensas e belas paisagens do nosso país: a cidade de Viana do Castelo, as suas praias e o rio Lima.

A Pousada é fruto de um excelente trabalho de remodelação do Hotel Santa Luzia construído em 1918. Os jardins e os bosques que a rodeiam, a magnífica piscina e a excelência da sua localização, fica a escassas centenas de metros da cidade, permitindo um descanso revigorante.

Preço:
Quarto duplo - desde 120? por noite (mínimo 3 noites)

Contactos:
Tel: (+351) 258 800 370
Fax: (+351) 258 828 892
E-mail: recepcao.mluzia@pousadas.pt

Residencial Laranjeira
Localizada na zona histórica de Viana do Castelo, a Residencial Laranjeira é uma das mais antigas unidades hoteleiras na cidade e beneficiou  de uma remodelação total em 2008. Dispõe de 26 quartos num ambiente acolhedor e simpático.

Preços:
Quarto duplo ? 75?

Contactos:
Pensão Residencial Laranjeira
Rua Candido dos Reis, 45
4900-082 Viana do Castelo
Portugal
Telefone: 258 822 261
Fax: 258 821 902
E-mail: info@residencialaranjeira.com

O que ver?
Citânia de Santa Luzia (Viana do Castelo)

As ruínas da cidade velha de Santa Luzia consistem num povoado fortificado da Idade de Ferro, extensamente escavado.

Igreja da Misericórdia (Viana do Castelo)

A sua construção foi iniciada em 1520 e prolongou-se até finais do século. A fachada, voltada para a praça, é formada por duas varandas alpendradas com colunas esculpidas, que assentam numa arcaria de arcos de volta redonda. No cimo da fachada existe um frontão triangular. De salientar, no lado poente, o portal de granito com diversas esculturas.

Castelo de Santa Cruz (Arcos de Valdevez)

Intimamente ligado às raízes de Valdevez, o castelo de Santa Cruz assume um papel de particular importância na história da região. Concebido sob as coordenadas do estilo românico, este é um castelo com uma estrutura defensiva, comprovada pelos vestígios da cerca e dos alicerces da torre de menagem.

Mosteiro do Ermelo (Arcos de Valdevez)
Este antigo mosteiro adoptou a obra cisterciense nos finais do século XIII e evoluiu com enormes dificuldades. Nos dias de hoje subsistem ainda algumas das estruturas arquitectónicas da igreja românica e das posteriores alterações realizadas no século XVIII.