Idade Maior

Mais energia e menos tensão

Gostaria de saber como pode melhorar também o seu humor? Conheça as respostas de um estudo realizado na Califórnia, EUA.


O que costuma fazer para melhorar o seu humor, aumentar a energia ou mesmo reduzir os níveis de tensão? Foi esta a questão que Robert Thayer e um grupo de colegas da Universidade da Califórnia colocaram as várias pessoas. Embora, não haja uma conclusão dos resultados, as estratégias para melhorar o humor e reduzir a tensão, bem como aumentar os níveis de energia.

Exercício: considerada a estratégia mais eficaz no combate ao mau humor e à preguiça.

Música: é a segunda melhor solução para pessoas tensas e mal-humoradas.

Interacção social: embora produza resultados nas áreas do humor e energia, no que diz respeito à energia já não é assim tão eficaz.

Palavras de incentivo: depois do exercício e da música foi considerada como a excelente forma de espicaçar e dar energia e estimula.

Lazer: actividades como ir à compras, ler, sair como os amigos, entre outras são bastante eficazes na mudança de humor.

Nos últimos lugares da tabela constam:

Televisão: pode parecer que ver televisão acalma mas na verdade não é bem assim. A maioria das pessoas entrevistadas considera a televisão pouco eficaz no combate ao stress.

Comer: também muito pouco eficaz para a tensão e pior em excesso pode causar problemas graves de saúde.

Café: quando estamos com sono a tendência é bebermos um café para acordar, mas quando comparado com as outras soluções apresentadas é dos menos eficazes a aumentar os níveis de energia.

Por outro lado, as estratégias utilizadas também diferem em género, sendo que os homens optam por actividades que os distraiam ou lhes dêem prazer, enquanto as mulheres procuram mais o apoio moral e social.