Idade Maior

O lado bom do stress

, 1 comentários

Em pequenas doses pode trazer benefícios. Saiba quais são e o que pode fazer para reduzir os níveis de stress.


É certo e sabido que muito stress faz mal à saúde, no entanto sabe-se agora que em pequenas doses pode trazer benefícios.

Enquanto o stress cronico pode causar perigosas inflamações no corpo, aumentando o risco de problemas cardíacos, obesidade e cancro da mama, em pequenas doses o stress é saudável. Ativa a produção de químicos protetores e aumenta a atividade das células responsáveis pela imunidade.

É como se tivesse ao seu dispor uma equipa de reparação. ?Pequenos níveis de stress impulsionam o funcionamento dessa equipa nas zonas que à partida seriam afetadas?, explica Firdaus Dhabhar, diretor de pesquisa do Centro de Stress e Saude da Universidade de Stanford, nos EUA.

Como resultado, o corpo e a mente são estimulados. Estudos revelam que fortalece o sistema imunitário, torna as vacinas mais eficazes e pode até proteger o corpo de alguns tipos de cancros. Pequenas doses de hormonas de stress ajudam também a melhorar a memória. Em 2009, pesquisadores da Universidade de Búfalo, nos EUA, descobriram que os ratos submetidos a situações de stress, como nadar, lembram-se melhor do caminho que conduz à saída do labirinto do que os ratos mais relaxados.

O segredo é o equilíbrio: com pouco stress sentir-se-á aborrecido e desmotivado; com stress a mais ficará não só rezingão como doente. Costuma comer mesmo quando não tem fome? Sente que isso o faz sentir-se melhor? Sente o seu coração acelerado? Descontrola-se com as pessoas que lhe são mais próximas? Estes são alguns dos sinais que revelam que o seu nível de stress está demasiado elevado. Para baixar os níveis de tensão, experimente:

1. Telefonar a um amigo: por muito estranho que pareça, o stress aumenta a produção da hormona oxitocina, que estimula a união com os outros. Uma das teorias afirma que a oxitocina desenvolve um mecanismo que ajuda o indivíduo a lidar com situações difíceis, transformando experiências de stress em oportunidades de desenvolver relacionamentos interpessoais e reduzindo os níveis de cortisol;

2. Aroma a lavanda: em 2008, investigadores japoneses concluíram que o aroma a lavanda reduz os níveis de stress em pessoas que trabalham problemas matemáticos complexos. Por isso, andar com um pequeno frasco com o aroma e cheirá-lo sempre que se sinta muito tenso pode ajudar;

3. Chá preto: cientistas da Universidade de Londres descobriram que os amantes de chá preto têm quantidades de cortisol, hormona de stress, mais baixas, mesmo depois de uma situação de grande tensão, do que os consumidores de outras bebidas quentes;

4. Distancie-se do problema: quando estiver no meio de uma situação de grande stress não entre em pânico. Ao invés, finja que o seu papel é de mero conselheiro e analise a situação de forma racional, como se o problema fosse de outra pessoa.

Fonte: http://www.oprah.com/omagazine.html
1 comentários
  • ana
    4 de Agosto
    aprende