Idade Maior

O poder das flores

Estão associadas a sentimentos positivos. Saiba como podem ajudar a combater a depressão, o mau-humor e a estimular o romance.


As flores estão associadas a sentimentos positivos como o amor, a amizade, a compaixão e a celebração. São parte integrante do nosso dia-a-dia, já que muitas vezes enfeitam o ambiente que nos rodeia, casa, jardim ou escritório, conferindo mais cor, alegria e aroma a cada espaço.

No entanto, uma investigação conduzida por Jeanette Haviland-Jones, director do Laboratório de Desenvolvimento Humano da Universidade Rutgers, nos EUA, concluiu que ?as flores produzem efeitos imediatos mas também a longo prazo, no humor, na memória e nos comportamentos sociais, tanto do homem como da mulher?.

Oferecer flores
Todos os participantes do estudo (diferentes faixas etárias) mostraram-se satisfeitos e gratos depois de receberem flores, comprovando assim a influência positiva das mesmas.

Aliás, a simples presença de flores numa casa pode facilitar o contacto com a restante família e amigos, o que prova que o ser humano gosta de partilhar os bons momentos com as pessoas que lhe estão próximo.

As flores são um estimulador natural de boa-disposição, com efeitos a longo prazo no bem-estar emocional. Aliás, daí também a tradição de oferecermos uma arranjo ou vaso de flores a quem está doente ou a recuperar de algo.

Flores combatem a depressão

Outro estudo desenvolvido pela mesma universidade revelou que as flores também ajudam a combater a depressão, sobretudo depois dos 50 anos, uma vez que estimulam o convívio e a memória.

A comunidade científica estima haver mais de 240 mil tipos de flores na Terra, flores essas que desde muito cedo que têm sido utilizadas para fins medicinais. Aliás, muitos dos medicamentos naturais de hoje são desenvolvidos a partir dos poderes curativos das plantas.

Love flowers
Do ponto de vista biológico, as flores até têm um carácter sexual que atrai tanto o Homem como outros animais graças às suas fragrâncias, cor e beleza. Por exemplo, as abelhas e os pássaros garantem a reprodução das flores através da polinização.

Por todas estas razões, já sabe: sempre que tiver oportunidade ofereça flores ou compre flores para si. Sentir-se-á melhor física e psicologicamente.

Fonte: http://green.yahoo.com