Idade Maior

O seu whisky de malte? na boca!

Mantenha-o um segundo por cada ano de maturação para conseguir saborear em pleno toda a riqueza da sua paleta aromática.


Já se sabe que a  paleta aromática de um malte pode ser admirável, mas nunca se deixe intimidar pela sua complexidade, pois os diversos aromas devem ser descobertos pouco a pouco. Enquanto alguns se revelam ao cheirar o nariz, outros há que só são detectatdos pela via retro nasal. Deve-se, por isso,  passar o whisky lentamente por toda a boca para que o olfacto continue a receber informação. Como dizia o meu querido amigo Richard Paterson, master blender do grupo Whyte & Mackay, por respeito ao produto, a quem o fez e ao tempo que ele demorou a fazer, devemos mantê-lo na boca cerca de um segundo por cada ano de maturação.

É também na boca que interpretamos o sabor ou paladar. Mas, contrariamente à riqueza aromática, só existem quatro sabores básicos detectáveis pela língua:
?    O doce na parte superior, à frente;
?    O amargo na parte de trás, ao fundo;
?    O salgado na zona lateral anterior;
?    O ácido na zona lateral posterior.

Mas existem ainda outras percepções dos maltes que só a boca nos pode dar;
?    A sensação de corpo e untuosidade que uns têm mais do que outros;
?    O seco mais difícil de exprimir em que não passa do meio da língua;
?    O final que se mede pela sua persistência na boca e na garganta depois de o termos engolido.

O respeito pelo produto obriga-nos a servi-lo no copo certo  e com um pouco de água, o mais neutra possível. Não querendo legislar em demasia sobre a quantidade de água a adicionar, que deixo ao gosto de cada um, apenas diria que tanto mais, quanto mais alcoólico e tanto menos, quanto mais velho. A função da água é a de ?abrir? o whisky porque de outra forma os 40 ou mais graus que possa ter podem anestesiar-nos o aparelho olfactivo e esconder a sua paleta aromática. Em termos técnicos, diríamos que determinados aromas como os aldeídos só reagem com a água, por isso, a sua adição é sempre bem vinda, nem que sejam umas gotas.