Idade Maior

Um refúgio na Serra

, 1 comentários

Sofisticada e muito acolhedora, a Casa das Penhas Douradas é um pequeno hotel de charme ideal para quem quer conhecer o lado mais preservado da Serra da Estrela.


Situada a 1500m de altitude em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Casa das Penhas Douradas é um pequeno hotel com apenas dez  quartos ? oito dos quais com terraço ? e uma vista magnífica sobre a serra. Com uma arquitectura original e inspirada no design escandinavo, os interiores são forrados a madeira de bétula ao estilo retro dos anos 70, com peças originais do designer Hans Wegner. É uma boa opção para quem quiser fugir da zona mais buliçosa e comercial da Serra da Estrela e conhecer uma outra vertente mais inacessível e vocacionada para passeios e caminhadas pelos trilhos dos pastores.

Depois de um substancial pequeno-almoço onde não faltam compotas caseiras, pão serrano e  queijos vários, inicia-se o percurso a partir da Casa das Penhas Dourada, subindo uma encosta com inúmeras árvores ? pinheiros, carvalhos, plátanos -, passando pelas lagoas, cascatas e pelos maciços de granito moldados pelos glaciares, onde pastam rebanhos de ovelhas e cabras. Ao final da manhã, paragem obrigatória para um piquenique, recuperar o fôlego e apreciar a paisagem, intensa e de grande beleza natural.

Contudo, o grau de dificuldade deste passeio é reduzido e adaptado à condição física de cada participante, sendo percurso  efectuado quer com um guia, quer com um jipe de apoio para quem queira regressar mais cedo a casa. Para os mais activos estão também disponíveis bicicletas TT e canoas para passear na lagoa.

A meio da tarde, já de regresso a casa, o descanso saboreia-se com muita calma: chá e bolo caseiro com a Serra no horizonte ou um mergulho na piscina aquecida seguido de uma sauna para relaxar. O jantar é servido no restaurante, no calor da lareira, sendo a cozinha da responsabilidade do chef Regino. Já o aconchego da lareira pede uma boa conversa pela noite dentro.

Durante o mês de Março, a Casa das Penhas Douradas tem um programa para duas pessoas, válido entre domingo e quinta-feira, que inclui além de pequeno-almoço, do chá das 5h e de uma refeição, um passeio pedestre com guia e piquenique, bem como a utilização de bicicletas TT.  Duas noites num quarto duplo custam 300? e cada noite extra 150?.

Para informações e reservas consulte www.atmospherehotels.com
1 comentários
  • Paulo
    11 de Março
    olá!