Idade Maior

Voar com prazer

Saiba como pode melhorar a experiência de andar de avião e evitar alguns inconvenientes.


O medo de andar de avião é comum a quase todas as pessoas, até mesmo aos que viajam muito. Os psicólogos afirmam tratar-se de um sentimento normal face a uma experiência como voar, que ultrapassa as capacidades humanas.

Apesar do desconforto psicológico é possível tornar a experiência mais agradável, melhorando alguns dos inconvenientes causados pela viagem com pequenos truques.

Combater a desidratação
O interior do avião está longe de ser um ambiente saudável ou agradável. Além das bactérias e germes, a qualidade do ar é muito reduzida - as quantidades de oxigénio e humidade são baixas - o que faz com que a boca, nariz, olhos e garganta fiquem ressequidos.

Assim, beba muita água no dia da viagem e nos dois dias seguintes para manter os níveis de hidratação no seu corpo e hidrate a sua pele com um creme próprio para peles secas. Procure também ter uma alimentação rica em vitaminas - coma muita fruta e legumes - e se segue uma dieta alimentar específica não se esqueça de pedir uma refeição especial no acto da reserva da viagem.

Mexa-se!
Andar de avião, sobretudo, em viagens de longa duração, pode causar retenção de líquidos e dor nas pernas e nos pés. Por isso, para evitar o desconforto levante-se de hora a hora e percorra o corredor do avião duas ou três vezes para aliviar a pressão na pernas.

Para quem o problema é ainda mais intenso - pessoas com varizes, insuficiência cardíaca, edemas, etc. - é aconselhável o uso de meias elásticas durante o voo.

Acessórios e material indispensável
Se quer tornar a sua experiência mais agradável lembre-se de levar consigo na viagem uma caixa de pastilhas (para mastigar na descolagem e aterragem do avião reduzindo os efeitos nos ouvidos), analgésico (para uma possível dor de cabeça), comprimidos para as náuseas (caso seja dos que sofrem do problema), roupa e sapatos confortáveis, uma revista ou um livro para se entreter durante o voo (atenção que o material electrónico tem algumas restrições) e já agora uma almofada ajustável ao pescoço que o ajudará a dormir.

Depois de chegar ao destino lembre-se que deve continuar a beber água para combater a desidratação causada durante a viagem e respeite o fuso horário do destino. O jet leg pode provocar sonolência, irritabilidade, dificuldade de concentração e alterações do hábito intestinal.