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Dietas yo-yo: evite-as!

Emagrecer... engordar. Emagrecer e voltar a engordar. Saiba como fugir a este ciclo pouco saudável e nada eficaz.


Está constantemente a perder peso para logo a seguir voltar a ganhar ? É certo que as dietas yo-yo garantem resultados rápidos, mas, infelizmente,  pouco eficazes ou duradouros. Aliás, em muitos casos, ganham-se ainda mais quilos do que os que se perdeu.

Por outro lado, segundo uma investigação divulgada no Journal of the American Dietetic Association (Revista da Associação Americana de Nutrição), estes ciclos enfraquecem o sistema imunitário. Então como evitar voltar às dietas yo-yo?

Seja realista
Em primeiro lugar, quando se quer perder peso deve-se escolher uma dieta que se é capaz de seguir à risca. Cortes muito radicais ou pouco adaptados ao tipo de pessoa são impossíveis de manter. Aliás, o melhor é encarar a dieta alimentar como uma mudança definitiva de hábitos e não algo temporário.

Seja paciente
Tentar perder muitos quilos rapidamente é errado. Um objectivo saudável é tentar emagrecer devagar e de forma equilibrada: ou seja, reduzir 10 por cento do peso em seis meses.

Procure um(a) parceiro(a)
Estudos comprovam que levar a cabo uma dieta com outra pessoa ou em grupo aumenta substancialmente as probabilidades de sucesso.  Por isso, junte-se a um grupo ou procure um amigo ou amiga que também queira tornar os seus hábitos alimentares mais saudáveis.

Esteja atenta
Tome nota das alterações de humor e da sua relação com níveis de fome. É importante que saiba distinguir quando come por necessidade e quando come impulsionada por questões emocionais.

Seja cautelosa
Perder seis quilos e depois engordar dois pode não parecer preocupante, mas na verdade é pouco saudável, sobretudo se já tem um historial de perda e ganho de peso sistemáticos. Suba à balança pelo menos uma vez por semana e tenha um plano de contingência traçado, caso o ponteiro rode mais do que o suposto.

Seja flexível
É possível que, ao fim de um certo tempo, o plano alimentar se torne aborrecido. Para evitar que tal aconteça, tenha mais do que um plano e vá alternando, para ter mais probabilidades de ser bem sucedida.

Seja activa
Para garantir a perda de peso é necessário não só os cuidados alimentares ? alimentos baixos em calorias e em gorduras ? como um reforço do exercício físico. Uma caminhada de 30 minutos todos os dias é suficiente para queimar as calorias ingeridas, desenvolver os músculos e aumentar os níveis da endorfina, aumentando o nosso bem-estar.

Seja optimista
Um dos passos mais importantes para garantir o sucesso é não deixar que as tentativas anteriores a impeçam de voltar a arriscar. Afinal, é com os nossos erros que aprendemos.

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