Idade Maior

Dietas de emergência

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Reduza o inchaço, combata a celulite e aprenda a desentoxicar o organismo.


O excesso de peso tem sempre origem numa alimentação desadequada, falta de exercício físico e alguma propensão genética. Para além disso, a sedentarização e as alterações do estilo de vida explicam parte deste problema, que afecta já a maioria da população.

Para além de passarmos muito tempo sentados, trocamos, com demasiada frequência, refeições completas, pelas refeições ditas rápidas, desde pizzas, a fritos, folhados ou tradicionais hamburgeres, entre outras. Esta é, obviamente, outras das causas do excesso de peso, já que estes alimentos estão sobrecarregados de calorias e têm pouco valor nutritivo.

A boa notícia é que é possível emagrecer com esforço, disciplina e muita contenção. Existem dietas com mais sucesso do que outras e, na maioria das vezes, o essencial é aprender a comer, bem como alterar hábitos alimentares e de vida. Refira-se que o desporto é essencial, pois favorece a manutenção do peso perdido e o desenvolvimento de massa muscular, ajudando-nos a controlar os ataques de fome.

Os planos dietéticos devem ser cuidadosamente elaborados por nutricionistas, atendendo à especificidade de cada pessoa e respectivos objectivos.

No entanto, siga os nossos conselhos para um resultado rápido e eficaz:

1. Diminua o consumo de sal, gorduras e evite fritos;
2. Inclua na sua alimentação fruta, legumes, leite, peixe, feijão, lentilhas, iogurtes, queijo branco, alimentos integrais e azeite em vez de manteiga;
3. Beba 2 litros de água por dia;
4. Corte com fritos e folhados: croquetes, pastéis de bacalhau, empadas, carne fria, filetes, peixe, etc.
5.  Prefira temperos com limão, alho, pimenta, ervas, evitando todo o tipo de gorduras.  Os molhos são para colocar de lado, desde as natas, maionese e outros molhos de gordura de fritar ou assar.
6. Alimentos proibidos: doces- bolo, gelados, chocolates, rebuçados, gomas, compotas, bombons. Em alternativa pode comer arroz doce. Este doce leva pouca ou nenhuma gordura e pode ser feito com edulcorante.
7. Elimine o grupo de comidas rápidas: hamburgeres com molho, pizzas, sandes especiais com molhos, cachorros.
8. Corte com o grupo de alimentos de charcuteria: salsichas, chouriço, paio, salpicão, presunto, etc. A alternativa é comer fiambre sem gordura.
9.  Evite as gorduras visíveis: toucinho, queijo gordo, bacon, manteiga, partes gordas da carne. Alternativa: temperar com margarinas de baixa gordura.
10. Corte com todo o tipo de refrigerantes e bebidas alcoólicas. Alternativa: água, bebidas "diet", limonada com edulcorante.
11. Alimentos não proibidos, mas em doses a determinar: os chamados farináceos (cereais, pão, massas, arroz, batata) e a fruta. Os farináceos não devem ser cortados da alimentação, mesmo quando o objectivo é perder peso de forma rápida, pois têm propriedades nutritivas, ricos em vitaminas. Devem ser comidos com conta, peso e medida. Sem exageros, portanto. Não se deve exagerar em relação à fruta, pois contrariamente ao que se julga, uma peça de fruta do tipo maça, banana, pêra, laranja, fornece entre 60 a 100 calorias. O ideal é comer 2 a 3 peças de fruta!
12. As bolachas: existe uma grande confusão à volta das bolachas, embora não sejam inocentes.  Mesmo as bolachas de água e sal são feitas com gordura e algum açúcar. Fique a saber que 3 bolachas de água e sal são equivalente a 1 carcaça, e 2 cream-crakers a 1 carcaça (entre 80 a 110 calorias). A alternativa mais saudável são as bolachas integrais.

Dicas para pequeno almoço:
- Um copo de leite branco, banana, uma fatia de pão integral  e queijo branco;

Lanche da manhã:
- Chá verde, encarnado ou branco e uma maçã.

Almoço:
- Peixe a acompanhar com salada e uma colher de arroz integral.

Lanche da tarde:
- Uma banana e um iogurte natural.

Jantar:
- Uma sopa de legumes, verduras e carne branca.
1 comentários
  • Beatriz Morgado
    26 de Junho
    ola mais uma vez. Tenho 19 anos. Antes eu pesava 77 kg estou neste momento com 72 kg. Queria pesar 62 kg mas nao consigo. Tenho 1.64 eu gostava muito ter esse peso que estou indicar. Sera que consigo emagracer? ou vou a um notricionista? Sou compulsiva a comer, Ja contei a todos os sites que sou compulsiva mas ninguem responde. Nunca mais volto a escrever mais da minha vida a mais ninguem. O que acha? Resposta IdadeMaior: Cara Beatriz, aconselhamos que consulte um intuicionista que a poderá orientar numa dieta equilibrada.