Idade Maior

Dietas II - 4 passos para ser mais disciplinado


relacionados
deixe a sua opinião
  • Nome
  • E-mail
  • Comentário
Em determinados momentos, terá já constatado que algumas pessoas  têm uma enorme facilidade em alcançar os seus objectivos, o que nem sempre acontece consigo?

Já tentou perceber porque razão isso acontece com os outros? Haverá algum método capaz de ajudar a conseguir o que desejam?

Podemos pensar, por exemplo, que Einstein, por ter sido um génio, teve grande facilidade em chegar às suas descobertas científicas. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que sua genialidade de nada adiantaria se ele não tivesse dedicado horas e dias a fio ao estudo das questões que deram origem à Teoria da Relatividade.

O tempo dedicado à realização de um objetivo é, na verdade, um esforço contínuo que caracteriza as pessoas disciplinadas. Porque é que muitas vezes não conseguimos o que desejamos?

O fracasso pode ser atribuído em grande parte à falta de disciplina. Para que os desejos se tornem realidade é necessário desenvolver e executar estratégias de forma disciplinada. A boa notícia é que a disciplina se aprende e pode ser utilizada em todas as  áreas da nossa vida.

Regras para se tornar mais disciplinado:

- Assuma as suas limitações. Atribuir a causa dos nossos fracassos a outras pessoas, pouco ou nada contribui para a solução dos problemas. Embora a origem dos nossos problemas possa estar centrada em determinada pessoa ou situação, a verdade é que a solução dos problemas está dentro de cada um de nós. Se não está satisfeito, é preciso fazer tudo o que é possível para superar as dificuldades. As escolhas que fazemos na vida são inteiramente da nossa responsabilidade.

- Comece devagar. As transformações são lentas e ninguém é capaz de grandes mudanças de um dia para o outro. Estabeleça objectivos pequenos e possíveis, e exija mais de si, apenas quando estiver preparado.

- Diga não às excepções. Se cedermos a todo o momento, as exceções acabam por se tornar a regra, o que dificulta o cumprimento das metas. Para isso, é necessário manter coerência entre o que é proposto e o que é efectivamente realizado. Caso contrário, será muito difícil manter acções disciplinadas e bem sucedidas.

- Habitue-se à disciplina. Para isso é necessário reconhecer a importância que ela exerce para alcançar as metas estabelecidas. Vivendo o presente com método, o futuro que desejamos poderá ser alcançado mais facilmente.

A disciplina deve se tornar um hábito e um meio para nossas conquistas. Somos tentados a julgar a disciplina como um pesado fardo todos os dias. Isso é um equívoco, já que para alcançar o que desejamos precisamos ser disciplinados, senão correremos o risco de seguir caminhos longos e penosos, com elevada probabilidade de frustração.

- Foque-se no emagrecimento. Ao começar um novo programa alimentar não pense apenas em perder peso, mas sim em emagrecer de forma duradoura. O verdadeiro emagrecimento é um processo contínuo e prolongado, que envolve educação alimentar.

Não deve ser feito apenas para entrar nas calças jeans novas ou no vestido da próxima festa. Não existem fórmulas imediatas para mudar atitudes e comportamentos. Acredite no seu poder de mudar, na sua foprça de vontade, e não dispense a ajuda profissional de médicos, psicólogos e nutricionistas.