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Erros mais comuns na dieta

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Aqui ficam alguns dos erros mais comuns para quem quer perder peso. Evite cair nas típicas armadilhas!


Não é fácil emagrecer. Alguns comportamentos e alimentos adotados podem acabar por prejudicar a dieta.

Erro : achar que o queijo branco é indicado para controlar o peso e substituir pelo queijo amarelo.
Dica: por ter a fama de não engordar, o queijo branco normalmente é consumido em porções maiores, embora não seja a melhor opção para quem quer perder peso. Tal como os outros queijos, é rico em gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol e prejudicar a saúde do coração. Se preferir o queijo branco, deve escolher a versão light. Para variar, opte por uma fatia de mussarela de vez em quando.

Erro: cortar a banana da alimentação diária.
Dica: a banana sempre teve fama de ser calórica. É um engano. Uma unidade média tem apenas 78 calorias. Além disso, é rica em fibras insolúveis, que enganam a fome e a produção excessiva de insulina. A banana ainda preserva a flora intestinal e contém vitamina B6, que alivia a TPM. A fruta também possui triptofano, que favorece a libertação da serotonina, hormona responsável pela alegria e bem-estar.

Erro : reduzir o consumo de hidratos de carbono apenas à noite.
Dica: muitas pessoas pensam que comer alimentos ricos em hidratos de carbono, como pão, arroz, massa e batata, depois das 18h é proibido. Realmente, o metabolismo no período da noite apresenta menor atividade, mas o corpo também funciona enquanto dormimos. Portanto, não há diferença entre consumir hidratos de carbono de dia ou de noite, desde que seja em quantidade adequada.

Erro: parar de tomar cerveja por acreditar que é culpada pela barriga saliente.
Dica: O problema não é a cerveja, mas a quantidade que se consome. A cerveja é calórica e se ingerida em excesso pode ultrapassar o valor calórico diário da ementa recomendável. Se tem vontade, tome com moderação.

Erro: exagerar no final de semana por pensar que esforço durante a semana é suficiente.
Dica: num ano, os dias que compreendem os finais de semana somam 104. Se, em cada um desses dias, ingerir 100 calorias a mais da recomendação diária, no fim de um ano pode ter engordado 1,5 kg. Se o excesso for 1000 calorias, o prejuízo pode ser de 15kg. Por isso, não exagere!

Erro: encher-se de produtos light.
Dica: ser light não significa não ter calorias, açúcares ou gorduras. Significa ter calorias reduzidas pela diminuição de alguns nutrientes. Esses produtos ajudam a ficar dentro do limite calórico diário, mas não são sinónimos de sucesso garantido e precisam de ser consumidos moderadamente.

Erro: pensar que o pão integral não engorda
Dica: de facto, o pão integral é realmente mais saudável, devido aos seus altos teores de fibras, gorduras saudáveis, vitaminas B e fotoquímicos. Mas, no momento de escolher o pão, o importante é avaliar no rótulo a quantidade de calorias por porção e a quantidade de fibras, que deve ser de, no mínimo, 3g por porção.

Erro : beber muita água com sabor a limão
Dica: É importante também consumir água pura, pois não tem calorias. Em relação aos sumos, é preciso observar no rótulo a quantidade de açúcar e procurar as versões light.
2 comentários
  • horacio nunes
    18 de Setembro
    como sempre gostei do artigo.É ilucidativo e destorce algumas ideias que dantes estariam irradas.Goataria que me elucidace se o vinagre na água e mel faz bem ou mal.
  • Mário
    13 de Setembro
    Pois, mas as versões Light quaise todas têm uma substançia que serve de adoçante de nome "Aspártamo" que é bem pior que o Açucar ! Pesquisem no google sobre isso .