Idade Maior

Gengivas cuidadas, dentes saudáveis

Problemas nas gengivas podem resultar na perda de dentes. Saiba como prevenir e tratar possíveis inflamações e sensibilidades dentárias.


Tanto as cáries como a doença das gengivas são as principais causas de perda de dentes. Esta última é causada pelas bactérias da placa bacteriana, uma película aderente e transparente que se forma constantemente nos seus dentes. Ao evoluir afecta não só a gengiva mas, também, o osso que rodeia e suporta o dente.

Gengivite e Periodontite
A doença tem dois estádios: a fase inicial chamada gengivite e a fase irreversível, a periodontite.
No primeiro caso, trata-se de uma simples inflamação, sendo que o primeiro sinal de alerta da doença são as hemorragias durante a escovagem. A doença atinge o está irreversível quando o osso e as fibras de suporte, que mantêm os dentes no seu lugar, estão irremediavelmente afectados.

Sensibilidade
À medida que envelhecemos, a sensibilidade nos dentes vai-se tornando mais séria. A sensibilidade dentária é a dor de dentes causada pelo desgaste de qualquer superfície do dente ou do tecido gengival. A causa mais comum da sensibilidade dentária nos adultos é a exposição de raízes dentárias devido à recessão gengival (gengiva retrai naturalmente expondo áreas do dente que não são protegidas pelo esmalte).

Tratamentos
As fases iniciais da doença gengival podem ser reversíveis através da escovagem e do uso de fio dentário. Uma boa higiene oral ajuda a impedir que a placa bacteriana se forme. Por outor lado, uma destartarização profissional é o único meio de remover a placa bacteriana que se formou e calcificou, dando origem ao tártaro ou ao cálculo.

Caso o seu problema seja mais grave, pode ser preciso fazer um alisamento radicular. Trata-se do alisamento por raspagem de algumas irregularidades das raízes dos seus dentes, tornando mais difícil a aderência da placa bacteriana. Previne qualquer problema dentário através de consultas regulares ao dentista.

Se sofrer de sensibilidade dentária, informe o seu médico. Os dentes sensíveis são, normalmente, tratados com um gel de flúor ou pastas dentífricas pouco abrasivas, com uma composição específica para dentes sensíveis. Pergunte ao profissional de saúde oral quais os produtos para a sensibilidade dentária mais indicados para si.

Artrite reumatóide
Um estudo recente revela que os pacientes com doenças nas gengivas, e que sofram também de artrite reumatóide, podem aliviar os sintomas de ambas tratando da infecção oral.

Uma boa higiene oral, combinada com a medicação para a artrite reumatóide, é a melhor forma de combater a doença que afecta as articulações de forma incapacitante. O estudo, da autoria de investigadores da Universidade de Cleveland, foi publicado no Journal of Periodontology.

Leia ainda:

> A perda de dentição

> Sorriso resplandecente