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A vontade de comer doces nem sempre representa descontrolo. Saiba que razões podem estar podem na origem deste comportamento.


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serotonina desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções como a libertação de algumas hormonas, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da actividade motora e das funções cognitivas. A sua presença no nosso organismo pode melhorar o humor, causando uma sensação de bem-estar. Já a sua falta tem sido relacionada a doenças graves, como a de Parkinson, doença neuromuscular e tremores.

Depressão, ansiedade, comportamento compulsivo, agressividade, problemas afectivos e aumento do desejo de ingerir doces e hidratos de carbono estão também associados à falta de serototina no organismo. Para ter a certeza, repare se nos momentos de ansiedade ou maior depressão, tem mais vontade de comer massas ou doces.

Se constatar que não se controla e se, durante a maior parte do tempo, tiver vontade de ingerir hidratos de carbono e doces, pode ser indicativo de um desequilíbrio da taxa de serotonina no cérebro. O desejo por certos tipos de alimentos nem sempre está associado à busca de prazer e saciedade. Poderá antes demonstrar um desequilíbrio químico e exigir um tratamento. Com níveis normais de serotonina, atinge-se mais facilmente a saciedade e consegue-se maior controle sobre a ingestão de açúcares.

Por isso mesmo, os medicamentos que aumentam a serotonina são cada vez mais utilizados para emagrecer. A fluoxetina, por exemplo, medicamentos anti-depressivo, costuma ajudar a um maior controle sobre o apetite, especialmente em relação aos doces. Alimentos ricos em proteínas, como carne bovina e de peru, peixe, leite e seus derivados, amendoim, tâmara, banana etc, contêm triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina. A avaliação de um médico especialista poderá esclarecer a necessidade, ou não, de medicamentos para equilibrar o funcionamento químico do cérebro.

A fome e o prazer de comer podem conduzir a erros de nutrição. Devemos alimentar-nos com a consciência que tanto podemos beneficiar como prejudicar a nossa saúde e nosso estilo de vida. A química cerebral agradece e contribui quando a nossa alimentação é equilibrada e saudável.
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