Idade Maior

Crianças em férias...e agora?

Não desespere. Programe as férias de Natal com os seus netos e divirta-se. E há muito por onde escolher.


A partir desta sexta-feira, dia 18, a pequenada entre oficialmente de férias. E durante duas semanas a ideia é tentar manter os mais novos ocupados ao longo do dia. Por isso, e já que a maioria dos pais está a trabalhar, cabe aos avós organizar o plano de actividades divertidas e interessantes.

Ao contrário do que muitos pensam, as crianças são exigentes e não se deixam levar por qualquer programa de férias. Contudo, e a pensar neste público tão rigoroso, vários museus e centro culturais e de lazer prepararam peças de teatro, oficinas e muito mais para avós e netos partilharem este Natal.

O Mundo Mágico do Natal
O Mundo Mágico do Natal é um evento temático para as crianças e para toda a Família que decorre no Pavilhão Multiusos de Guimarães nos dias 25, 26 e 27 de Dezembro, das 14h30 às 21h. Três dias de pura magia, num mundo encantado em que todos poderão brincar e aprender, com espaço para muitas atracções: "Presépio Vivo", "Casa do Pai Natal", "Fábrica dos Chocolates", "Comboio Centopeia", "Escorrega de Gelo"  e "Bicicleta Pateta".

Haverá ainda um "Estúdio fotográfico", "Espaço Multimédia", insufláveis, jogos lúdico-didácticos e o "Palco da Fantasia" com música, dança e teatro.
O valor da entrada é simbólico: um euro para as crianças e dois para os adultos.

Peter Pan - O Musical
Quem nunca desejou viver na Terra do Nunca? Há um pouco do imaginário de Peter Pan em todos nós. E é por isso que este musical agrada toda a família. Até 31 de Dezembro (aos sábados e domingos, às 16h) no Cinema São Jorge, em Lisboa, poderá ver esta história encantada, apresentada por um grupo de 22 artistas, entre actores, bailarinos e acrobatas. O preço do bilhete varia entre os 10 e os 25 euros.

Faz-de-conta com os Avós

Na cidade do faz-de-conta feita à escala da pequenada e onde até os avós se divertem. Passe um dia diferente e cheio de actividades divertidas no Kidzania - Centro Comercial Dolce Vita, Casal da Mira, Amadora. Aos fins-de-semana das 11h às 20h e de quarta a sexta das 10h às 18h.

As crianças até aos dois anos não pagam, dos três aos quatro pagam 10 euros e dos cinco aos 15 anos pagam 18 euros. Pelo menos um adulto deve acompanhar a(s) criança(s), sendo que o bilhete de entrada custa 10 euros (mais de 65 anos só paga oito euros).

Com os Avós na Quinta
Não há melhor forma nem provavelmente melhor companhia para fazer entender aos mais pequenos como é a vida no campo. Na Quinta Pedagógica dos Olivais, os avós podem ensinar aos seus netos como se cuida dos animais. A proposta inclui limpar o curral, fazer as camas e preparar o jantar dos animais, antes do regresso dos pastos. Este Natal divirta-se com os netos na Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa.

Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?
Fósseis de "Allosaurus fragilis" descobertos em Portugal. O Museu de História Natural, em Lisboa (Rua Escola Politécnica, 58), mostra as várias fases de uma investigação que se iniciou aquando dessa descoberta. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h e sábado e domingo das 11h às 18h. Cada entrada custa 4,5 euros.

A Fada Oriana
Viagem iniciática que se desenrola em torno da construção do ser e dos valores fundamentais do indivíduo. O conto de Sofia de Mello Breyner é o ponto de partida para este espectáculo. De 10 a 20 de Dezembro no Palácio do Bolhão, no Porto. Segunda, terça, quinta e sexta às 10h30 e 15h
Sábado e domingo às 16h00.

Parque Biológico de Gaia
No Parque Biológico, mais importante do que aprender o nome das árvores ou das aves, é perceber o contraste, largar a estrada e entrar nos caminhos, deixar para trás o barulho dos carros e ouvir os pássaros e o marulhar do rio Febros e, após uma hora ou hora e meia de mergulho nesta natureza cada vez mais distante, regressar de chofre à confusão de uma movimentada cidade. Aberto todos os dias das 10h às 18h. Os adultos pagam 5 euros para a entrar e as crianças (até aos 17) metade desse valor.

Visionarium
O Visionarium, situado no Europarque, em Santa Maria da Feira, convida os visitantes a participarem activamente numa grande aventura científica. Trata-se de um centro de ciência, ou seja, um museu de ciência interactivo. E os preços são em conta: adultos 6,5 euros e crianças (até aos 18 anos) 5 euros.

Circo de Natal, Coliseu de Lisboa
Com mais de 113 anos de história, o Circo de Natal no Coliseu dos Recreios já se tornou uma tradição durante a quadra. Até 28 de Dezembro, às 15h30, com preços entre os 10 e os 15 euros.

Monumental Circo Coliseu do Porto
Porque o Circo é um espectáculo que todos os anos torna mais mágico o Natal de crianças e adultos, o Coliseu do Porto apresenta um espectáculo e cheio de surpresas, numa aposta em números de grande qualidade, internacionalmente reconhecidos. Os bilhetes vão dos 6 aos 16 euros.

Carochinha - Concerto no Ervilhal
No Fórum Luísa Todi, em Setúbal, até 30 de Dezembro, poderá ver o espectáculo especial de Natal, Carochinha - Concerto no Ervilhal. Neste musical, crianças e adultos, juntos, com a Carochinha e os seus amigos, reinventam canções infantis.