Idade Maior

Ensine os seus netos a não fumar

Já explicou aos seus netos os perigos do tabaco? Saiba como agir e alertá-los para a terrível dependência dos cigarros.


Sabia que perto de 80 por cento dos fumadores adultos começaram a fumar antes dos 18 anos? E que todos os dias quase cinco mil pessoas com menos de 18 anos fumam o seu primeiro cigarro?

Já agora, fique também a saber que o tabaco mata mais de 440 mil pessoas todos os anos, com um custo médico anual de mais de 75 mil milhões de euros. Por todas estas razões é importante que explique e alerte os seus netos para os perigos do tabaco.

Desporto vs. Tabaco

Nos primeiros anos da Tour de França, os ciclistas acreditavam que ao fumarem estariam a melhorar a sua performance. Era até comum ver atletas de cigarro na boca durante a prova. Mas a verdade revelou-se bem diferente. Estudos comprovam que quem fuma tem mais dificuldade em fazer exercício físico e, por consequência, menos resistência física:
- correm mais devagar e distâncias menores;
- têm mais dificuldade em respirar;
- correm maior risco de sofrer doenças cardiovasculares.

Os efeitos na aparência
O tabaco provoca ainda alguns efeitos desagradáveis na aparência como, por exemplo, o cheiro do fumo do cigarro nas roupas e no cabelo, mau hálito, unhas, pele e dentes amarelados. Já para não falar nos efeitos que tem na carteira. Cada maço de cigarros em Portugal custa entre os três e os quatro euros, dependendo da marca. Para quem fume um maço de tabaco por dia (o normal de um fumador) representa uma despesa de cerca de 100 euros por mês.

Regras para os avós
Se quer evitar que os seus netos se tornem potenciais fumadores, então, em primeiro lugar,  deve evitar fumar perto deles e, claro, nunca lhes ofereça um cigarro. A ideia é tornar-lhes o tabaco um objecto inacessível.

Não há uma idade apropriada para falar sobre o assunto.  Ainda assim o melhor é fazê-lo o mais cedo possível, porque se esperar que cheguem aos 18 ou aos 16 anos pode já ser tarde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90 por cento dos actuais fumadores tiveram contacto pela primeira vez com o cigarro na idade escolar, entre os 5 e os 19 anos.

Explique-lhes que fumar, ao contrário do que possam pensar, não é sensual nem os faz parecer mais velhos ou crescidos. A verdade é que causa dependência como qualquer outra droga. E, apesar de as estrelas de televisão e de cinema darem a entender que fumar pode ser algo atractivo e fashion, na verdade não  é, podendo prejudicar seriamente a saúde.

Se conhece ou soube de alguém que tenha morrido devido ao tabaco diga-lhes, pois é importante que este tipo de informação não seja nem omitida nem escondida. Ensine-os a recusar a oferta de um cigarro quer seja de um desconhecido ou de um amigo.

Pode também puxar pelo lado monetário dizendo que com o dinheiro que se gasta em tabaco, pelo menos 1000 euros ao ano, podem comprar 16 jogos para a playstation (média de 60 euros cada) ou 33 bolas de futebol de marca (a 30 euros cada) ou até irem a 33 concertos (30 euros por espectáculo), num espaço de um ano.

Leia ainda:

> Cancro do pulmão: o assassino silencioso

> Avós: o porto seguro