Idade Maior

Quem se diverte mais: avós ou netos?

, 1 comentários

Entre noutra dimensão ao alinhar ?no jogo? dos seus netos.


Aproveite as férias que se aproximam e invista na relação com os seus netos através da brincadeira. Não imponha as suas escolhas, é importante que negocie aquilo que vai fazer com eles e dar-lhes o benefício da dúvida. Eles também sabem escolher!

Respeite-os
É normal que eles sugiram os jogos de computador ou de consola. Se calhar não são esses os mesmos que escolheria. Mas experimente. Eles escolhem-nos porque os dominam bem, executam as tarefas propostas com rapidez e sentem que estão sempre a evoluir. É bom para eles. E se é bom para eles é muito provável que também seja bom para si, até porque vai aprender a manusear os comandos e acelerar a sua velocidade de execução.

Pode sempre optar por um jogo cuja complexidade se adeqúe ao seu nível e cujo conteúdo se adapte aos seus interesses como é o caso do PES (Pro Evolution Soccer). Evite a tentação de criticar a escolha deles e dizer: ?No meu tempo??, aproveite para aprender e divertir-se mesmo!

Negoceie
Tire partido destes momentos e faça entrar na vida deles outro tipo de jogos, como sejam o Monopólio, ou os mais clássicos como as Damas ou o Xadrez. Também é normal que eles reajam pois não estão habituados ao tipo de interacção que esses jogos implicam, nem dominam as suas regras. Depois de experimentarem um frente-a-frente com o avô, o mais provável é que dêem a mão à palmatória e queiram repetir a experiência.
Vale a pena ouvir relatos entusiasmados de um passe ou de uma jogada que se arrasta no tempo e que até pode ser enviado à distância, via sms ou Messenger. Brincar ou participar em jogos que puxam pela inteligência quer dos avós, quer dos netos é sempre recompensado pelo estreitar dos elos que unem uns e outros.

Mais vantagens
Todos estes jogos, sejam os de consola, sejam os de tabuleiro têm a seu favor a vantagem de não serem fisicamente extenuantes. Além disso implicam o dispêndio de algum tempo o que é óptimo pois não há nada pior que uma criança impaciente sempre a perguntar ?O que é que vamos fazer agora?? ou a lamuriar-se por não ter com quem brincar.

Assim, de férias, ao fim da tarde ou ao fim-de-semana o que há mais é oportunidades para avós e netos desfrutarem da companhia mútua e ?crescerem? juntos!
1 comentários
  • Mafalda
    12 de Agosto
    estou em casa com a minha mae e com o meu irmao. nao temos nada para fazer. queria uma ideia para um jogo divertido em conjunto!! será que ninguem me pode ajudar!! ja corri todos os sites. custumo vir imensas vezes ao vosso site e pensei que me puderiam ajudar!!!podem-me dar uma dica?!