Idade Maior

Vida em casal: sabem comunicar?

, 1 comentários

Escutar, partilhar, trocar, exprimir com toda a franqueza os seus desejos, necessidades e expectativas, é a chave de uma relação de sucesso.


relacionados
deixe a sua opinião
  • Nome
  • E-mail
  • Comentário


3. Este é certamente o maior desafio relacional a viver. É preciso coragem para assumir os sentimentos reais. Pode ser insuportável para quem recebe a revelação ou se apercebe da mudança no outro. Mas falar de amor nesses momentos permite fazer o ponto de situação sobre o seu desejo profundo de continuar ou não no caminho do outro.

4. Aqui tocamos num ponto fundamental e estruturante da relacção de casal. A necessidade de autonomia sobre diferentes planos, de forma a não se tornar totalmente dependente do outro, não paralizando a relacção pela presença de um terceiro afetivo que se torna muito importante.

Quatro questões a questões a colocar aos dois:

1. Podemos exprimir o que esperamos um do outro? Ser suficientemente claros sobre os nossos benefícios mútuos; ser claros sobre o que achamos inaceitável no outro?

2. Estamos esclarecidos sobre as nossas necessidades recíprocas: necessidade de ser entendido, de ser reconhecido e valorizado, necessidade de intimidade, necessidade de criar e influenciar o ambiente à volta, necessidade de sonhar??

3. Sabemos falar das nossas zonas de vulnerabilidade e dizer algumas palavras, alguns gestos, quais as atitudes, nele ou nela, que nos magoam?

4. Temos a coragem de prescindir o que é essencial para nós?

1 comentários
  • pedro
    11 de Novembro
    amilha mulherquis odivorcio por conhecer um rapaz pela net mae de 5filhos acabou.