Idade Maior

Bacalhau à Lusitânia

Fuja ao tradicional bacalhau cozido. Experimente uma das nossas muitas sugestões de receitas alternativas. Bacalhau espiritual, com broa ou no forno são algumas das receitas que lhe propomos.


Lasanha de bacalhau


Ingredientes (6 pessoas):
3 postas de bacalhau
1 embalagem de molho bechamel
2 courgettes em rodelas finas
6 tomates de rama em fatias
300g de brócolos cozidos
azeitonas pretas às rodelas q.b.
sal e pimenta q.b.
2 chávenas de queijo mozzarella ralado
1/2 chávena de parmesão ralado
1 embalagem de massa de lasanha fresca

Modo de preparação: coza as postas de bacalhau em água a ferver por cerca de 10 minutos. Escorra, deixe arrefecer e desfaça em lascas. Num prato de ir ao forno faça um fundo com molho bechamel, por cima deposite rodelas de courgette, em seguida tomate e alguns ramos de brócolos. Termine com lascas de bacalhau.

Polvilhe com azeitonas, sal e pimenta e queijo mozzarella. Por fim coloque as folhas de massa escaldadas. Repita todo o processo e termine com uma folha de massa. Regue com molho bechamel, polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno por 30 minutos. Se começar a queimar por cima coloque uma folha de papel de alumínio. Sirva com uma salada.
Bacalhau espiritual


Ingredientes:
500g de bacalhau
1 litro de leite
150g de natas
300g de cenoura ralada
500g de cebola ralada
200g manteiga
noz-moscada q.b.
sal, pimenta a gosto
100g de farinha de trigo (ou quanto bastar)
Modo de confecção: coza o bacalhau em água a ferver durante 5 minutos e desfie-o. Tempere com sal e noz-moscada e em seguida refogue-o em manteiga juntamente com a cebola e cenoura.

Aos poucos, acrescente o leite, as natas e um pouco de farinha. Quando ficar consistente retire do fogo. Coloque-o no forno, a 200 graus, para gratinar, coberto com parmesão ralado. Sirva quente.
Filetes de bacalhau


Ingredientes:
600g de batatas
1 limão
800g de filetes de bacalhau sem espinhas pele e demolhado
1 pepino
1 cebola
2 c. sopa de vinagre
sal
pimenta
1 pitada de açúcar
4 c. sopa de óleo
150 ml de leite
noz-moscada
½ ramo de sala
½ ramos de endro

Modo de confecção: descasque as batatas, lave-as bem e coza-as com uma pitada de sal, durante cerca de 20 minutos. Entretanto esprema o limão. Corte em 4 filetes o bacalhau tempere-o com o sumo. Corte o pepino em pequenos cubos. Misture o vinagre com sal, pimenta, açúcar e misture com as duas colheres de sopa de óleo. Junte o pepino, a cebola, a salsa, o endro e a raspa do limão.

Tempere o bacalhau com sal e pimenta, aqueça uma frigideira com um pouco de óleo e frite os filetes, cerca de 5 minutos para cada lado em lume brando. Aqueça o leite, escorra as batatas, esmague-as e junte os dois num recipiente, com um pouco de sal e noz-moscada. Polvilhe os filetes com a mistura do vinagrete e sirva-os com a salada de pepino e o puré de batata.
Bacalhau com broa e migas


Ingredientes:
2 postas de bacalhau demolhadas
2 cebolas (1 cortada em meias luas, 1 picadinha)
azeite
vinho branco q.b.
salsa picada
1/2 broa de milho picada
2 dentes de alho fatiados
8 batatas brancas pequenas
sal

Modo de confecção: fazer uma cama de cebola e alho e temperar o bacalhau com muito azeite. Colocar ainda uma golpada de vinho branco. Quando o bacalhau estiver assado (aproximadamente 25 min., a 220ºc), retire o azeite para outro recipiente e misture-o com a cebola picada, salsa e broa e faça uma pasta para a colocar por cima do bacalhau.

Volte a colocá-lo ao forno e retire quando a pasta estivar coradinha. Enquanto o bacalhau estiver a assar, coloque as batatas num outro tabuleiro a assar também. No fim, dê-lhes um murro e regue-as com azeite.

Para as Migas:
1/4 de broa de milho picada
Massa de alho
Azeite
Grelos cozidos

Modo de confecção: coloque o azeite e a massa de alho e deixe corar um pouco. Junte os grelos e a broa e deixe saltear durante algum tempo. E está pronto a servir.
Bacalhau no Forno


Ingredientes:
2 tomates
1 cebola
1 pimentão
2 batatas bingi
1 dente de alho
orégãos q.b.
azeite q.b.
molho bechamel a gosto
salsa e cebolinho q.b.
1 ovo cozido
Azeitonas pretas
300g bacalhau
1 caldo de galinha

Modo de confecção: Com o bacalhau já demolhado, desfie-o, retirando todos as espinhos. Coloque-o num recipiente próprio para o forno e cubra-o com todos os temperos. Regue generosamente com a mistura de água fervida e um caldo de galinha e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos.

Depois de assado, retire todos os temperos que cobrem o bacalhau e escorra todo o molho (parte deste molho poderá ser utilizada no prato pronto, antes de servir). Na hora de servir, coloque o bacalhau num recipiente e cubra-o com a batata frita às rodelas, o ovo cozido e cebola também cortados às rodelas. No fim, coloque as azeitonas pretas. Regue o prato com um pouco do molho retirado do bacalhau.