Idade Maior

Bolo dois em um

Um bolo mágico que Carlos Almeida inventou com os netos: bolo de chocolate e pudim.


História da receita
Este é um bolo 2 em 1 porque em bolo de chocolate e pudim! Os meus netos adoram e adoram ajudar-me a fazê-lo, porque, como vão ver, há uma espécie de magia, já que a massa do bolo é misturada com a do pudim, mas quando o bolo sai do forno, vêm separados em 2 camadas!

Ingredientes
Açúcar para o caramelo

Bolo
3 ovos
1 chávena de chá de açúcar
150g manteiga
1 chávena e meia de farinha
1 colher de chá de fermento
Meia chávena de chocolate em pó
Meia chávena de leite

Pudim
1 lata de leite condensado
4 ovos
2 latas de leite (medida do leite condensado)

Modo de preparação
Pré-aquecer o forno a 175ºC e colocar no interior um tabuleiro com água (suficientemente grande para se pôr no interior a forma em banho-maria). Barrar uma forma redonda sem buraco com caramelo.

Preparar o bolo: bater o açúcar e os três ovos inteiros. Adicionar a manteiga derretida. Juntar a farinha, o chocolate, o fermento (peneirados) e a meia chávena do leite. Depois de bem batido, deitar na forma por cima do caramelo. Reservar.

Fazer o pudim: bater o leite condensado com duas latas (medida) de leite normal e quatro ovos. Bater muito bem e pôr na forma por cima do outro preparado.

Vai ao forno a cozer em banho-maria cerca de uma hora (é aqui que a magia acontece, o bolo vai para cima e o pudim fica no fundo da forma em contacto com o caramelo). Só desenformar depois de bem frio.