Idade Maior

Beber moderadamente ajuda a envelhecer

O consumo regular e moderado de bebidas alcoólicas poderá estar relacionado com o aumento da qualidade de vida em mulheres mais velhas!


Segundo um estudo americano publicado no jornal especializado "PLoS Medicine Journal", consumir bebidas alcoólicas moderadamente poderá ajudar mulheres a envelhecer de forma mais saudável.

Segundo o mesmo estudo, beber uma taça de vinho cinco a sete vezes por semana contribui para que as mulheres se tornem mais saudáveis à medida em que envelhecem.

O estudo da Escola de Medicina da Universidade de Harvard analisou 14 mil mulheres que viveram até aos 70 anos de idade ou mais, tendo revelado que as mulheres com 50 anos que consomem uma a duas taças de vinho por dia têm maior probabilidade de ter um envelhecimento bem sucedido.

Segundo os autores da pesquisa, isso pode significar que as mulheres que consomem bebidas alcoólicas de forma moderada têm mais hipóteses de chegar aos 70 anos sem ser afetadas por doenças como o cancro, diabetes, doenças cardíacas entre outras. No entanto, o estudo não conclui se o álcool é o único factor responsável por estes benefícios na saúde ou se existem outros fatores que influenciem positivamente a vida destas mulheres.

No entanto, existem outros estudos na mesma linha, que indicam que o consumo moderado de bebidas alcoólicas está relacionado com menores riscos de doenças cardíacas, para além de outros benefícios como a diminuição da resistência à insulina, de inflamações, do colesterol alto e de outros processos prejudiciais ao corpo.
Brindemos, por isso, à vida!