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Como evitar os ataques de fome

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Para ter uma alimentação moderada e equilibrada, é necessário evitar ataques de fome. Saiba como.


Seguramente que todos de nós já experimentamos a sensação de fome fatal, na qual sentimos que podemos comer uma enorme quantidade de comida sem nos sentirmos saciados. É o que se chama um ataque de fome, que devemos evitar, de forma a termos uma alimentação moderada e equilibrada.

Aqui ficam alguns conselhos para evitar ataques de fome:

- Não estar mais de quatro horas sem comer: ao saltar refeições e passar muito tempo sem ingerir alimentos, as hormonas responsáveis pela  sensação de fome aumentam progressivamente, aumentando também  desejo de comer. O melhor é comer 3-4 horas, para evitar que isto aconteça.

-Incluir nas comidas alimentos de baixo valor glicémico: com isto, sentimo-nos saciados mais tempo, uma vez que a glicose no sangue ajuda a que o corpo não fique sem energia rapidamente.

Estes são conhecidos também como carbohidratos complexos (que libertam pouco açúcar no sangue) como farinha de trigo integral, aveia, soja, legumes, frutas e vegetais; e devem ser consumidos regularmente, ao contrário do açúcar refinado, arroz, farinhas brancas, sumos, mel e batata.

Estes últimos contêm os chamados carbohidratos simples, não indicados em nenhum tipo de dieta.

- Incluir proteínas nas comidas: as proteínas são a chave para manter o corpo saciado por mais tempo, pois as proteínas demoram a ser digeridas e mantêm-nos saciados por mais tempo. Incluir ovos, leite, iogurte, queijo ou carnes, assim como outras fontes de proteínas é o ideal para não ficar com demasiada fome até à próxima refeição.

1 comentários
  • Joana
    11 de Outubro
    Olá eu tenho 14 anos e eu dantes não comia muito ultimamente tem me dado "ataques de fome" dantes eu comia pequeno almoço e ficava até ao almoço sem comer conseguia aguentar hoje já não consigo logo a seguir ao pequeno almoço tenho de comer e sempre que como fico mal disposta é normal ?