Idade Maior

Vegetarianos e excesso de peso

, 3 comentários

Ser vegetariano sem sempre implica formosura. O que estará errado na dieta de alguns vegetarianos?


relacionados
deixe a sua opinião
  • Nome
  • E-mail
  • Comentário
Apesar de muitas pessoas se iniciarem na dieta vegetariana com o objetivo de perder peso, a ideia resulta de que comendo alimentos de origem vegetal é mais fácil emagrecer, quando, na realidade é possível ter excesso de peso mesmo sendo vegetariano. Na verdade, vegetarianos e excesso de peso é uma relação possível e cada vez mais frequente.

Os vegetarianos podem, de facto, ter peso a mais devido ao excesso de consumo de hidratos de carbono, derivados do grão, legumes, frutas e verduras e, também, devido ao consumo de óleos vegetais. Para além disso, a falta de ingestão de proteínas que saciam com facilidade e exigem um elevado gasto calórico para serem digeridas, podem ser fortes razões para explicar a possível relação entre excesso de peso e vegetarianismo.

Os vegetarianos cuja alimentação é feita com base em vegetais, ovos e leite, podem, de facto, alterar o excesso de peso, pois ao incluir lácteos desnatados e clara de ovo é mais fácil ficar saciado, sem ingerir muitas gorduras ou calorias. Sendo vegetariano puro, em que as proteínas provém de legumes associados a grão ou frutos secos, é mais difícil reduzir as fontes de energia que permitam eliminar gorduras.

Para os vegetarianos perderem peso é necessário aumentar os legumes, uma vez que estes têm baixa capacidade calórica porque absorvem muita água enquanto são cozinhados, reduzir fontes concentradas de calorias como os frutos secos e as nozes, enquanto se aumentam os vegetais e frutas frescas.

Como se vê, é possível ser vegetariano e ter peso a mais, o que demonstra que esta opção nem sempre é saudável, pois para manter uma dieta equilibrada comendo apenas alimentos de origem vegetal é necessário ter uma vasta informação, bem como uma grande planificação da dieta.
3 comentários
  • Danielly
    13 de Agosto
    Quanta besteira eu li de uma vez só. Estar acima do peso ou não é relativo e tem a ver inteiramente com o estilo de vida. A carne e riquiíssima em gordura e bate de longe as quantidades que teriam que ser significativas para consumo como hidratos de carbonos.Sem dizer que a proteína da carne retarda o metabolismo comprarando a proteína da feijão e leite. A dieta vegetariana é a melhor opção para uma vida saudável, anida com exercícios físicos e variação no cardapio.
  • Pedro
    18 de Novembro
    Ser ou não ser vegetariano não tem nada a ver com ser ou não ser gordo ou mesmo obeso eu se for sedentário e ao mesmo tempo ser vegetariano e ingerir grandes fontes em Hidratos de Carbono exemplo: Aveia estou sujeito a ganhar muita massa gorda. É um erro pensar-se no estilo de alimentação com sermos ou não gordos/obesos tem tudo a ver é com o estilo de vida em geral. cumps:. Personal Trainer PP Silva.
  • ver mais comentários »