Idade Maior


deixe a sua opinião
  • Nome
  • E-mail
  • Comentário
últimos artigos
Assumir como certo  que à medida que envelhecemos perdemos desejo sexual é falacioso. Mas há que reconhecer que algumas alterações naturais no corpo feminino  podem afectar como experienciamos o sexo. As alterações na mulher resultam das mudanças hormonais que ocorrem com o passsar dos anos e com o fim da capacidade reprodutora.

As mudanças sexuais mais significantes estão relacionadas com a menopausa ou com a cessação da ovulação. Estas modificações requerem uma nova forma de encarar e praticar sexo. Perceber o porquê da alteração do corpo é o primeiro passo.

A menopausa e  a sexualidade
A menopausa é, talvez, a maior mudança física na mulher que enfrenta a meia-idade. Geralmente, altera a resposta sexual e também a estrutura física da vagina. As maiores modificações são a dilatação do canal vaginal (perde elasticidade) e a diminuição da lubrificação, que são frequentemente acompanhadas por uma redução do tamanho da vagina, que se torna mais estreita.

Os depósitos de gordura, localizados no lábio maior, perdem-se, dando lugar a uma vagina significativamente mais pequena por comparação à juventude. A  redução da lubrificação combinada com a diminuição do tamanho da vagina pode tornar o coito desconfortável.

Fonte: www.sexhealth.org

Este artigo não dispensa a consulta de informação clínica sobre o tema e, sobretudo, os conselhos do seu médico de família.

Leia ainda:

>  Menopausa: pensamento positivo