Idade Maior

Sexualidade sem tabus

, 1 comentários

Com o avançar da idade, é natural que haja alterações na libido. Saiba como usufruir o que a maturidade oferece nesta fase da vida.


relacionados
deixe a sua opinião
  • Nome
  • E-mail
  • Comentário
As relações sexuais são pautadas pelo desejo, que tende a mudar com o tempo. Com o passar dos anos e o amadurecimento dos indivíduos, é natural que o impulso sexual se transforme numa vontade maior e mais profunda de se ligar intimamente ao outro.

Curiosamente, a atividade sexual da idade maior tem mudado.  Atualmente, uma mulher de 60 anos vive como uma mulher de 50, ou menos idade. Os seus desejos, a sua libido, a sua forma física são, em média, dez anos mais jovens do que há décadas atrás.

Mas, para que haja uma vida sexual ativa na idade maior, é preciso que esta tenha sido explorada nos anos que antecederam a chegada deste período. Ou seja, a vida sexual das pessoas mais velhas vai depender essencialmente da forma como utilizaram a sua energia sexual até chegar a essa etapa da vida.

Isso porque, além das mudanças intrínsecas desta nova fase da vida, homens e mulheres sofrem grandes alterações no seu corpo. Os músculos perdem a tenacidade, além da perda de flexibilidade e agilidade.

As mulheres, especificamente, com a chegada da menopausa, passam por uma alteração hormonal que, se não for bem preparada e orientada, pode comprometer significativamente a libido.

No entanto, a chegada da menopausa pode ter efeitos positivos na vivência da sexualidade, pois apesar de haver uma diminuição das hormonas femininas, aumenta a testosterona, hormona masculina, razão pela qual algumas mulheres experimentam uma nova abordagem do sexo, mais parecida com a maneira como os homens vivem a sexualidade.

No caso dos homens, os remédios para a ereção vieram resolver grande parte dos problemas, deixando de ser problema. Contudo, é importante que o uso de tais medicamentos seja acompanhado por um médico ou especialista. Outros produtos também podem ajudar, como os lubrificantes íntimos, aromas e alimentos afrodisíacos.

Esta etapa da vida é, de facto, um momento de grandes descobertas e de ajustes. Não é possível entrar nessa fase e querer reproduzir os modelos e as sensações dos períodos anteriores.

Tanto homens como mulheres enfrentam limitações físicas, mas também contam com novas motivações, e é a partir dessa crença que devem tirar o máximo proveito.

Por isso mesmo, alguns cuidados são essenciais para que se possa usufruir o melhor que a maturidade oferece. É essencial praticar regularmente exercício físico e cultivar hábitos saudáveis, como uma alimentação de qualidade, bem como investir na construção de uma vida sexual e social plena.
1 comentários
  • Aida Danif
    30 de Janeiro
    Adoro lamber umas boas ratas e chupar uns bons paus! Quem não gosta? Faz parte do ser humano e até dos animais irracionais!