Idade Maior

, 3 comentários


deixe a sua opinião
  • Nome
  • E-mail
  • Comentário
últimos artigos
À medida que a idade avança, o desempenho e o desejo sexual sofrem alterações. O sexo aos 50 anos não é como aos 20, mas ainda pode ser bom. Aliás, ao contrário do que se pensa, o sexo não é só para os jovens. Muitos seniores continuam a desfrutar da sua sexualidade até aos 80 anos inclusivé.

É bom fazer sexo, não só pelo prazer que provoca, mas também porque é benéfico para vários aspetos da vida, como a saúde mental e a autoestima. Adaptar-se às mudanças do seu corpo irá ajudá-lo a manter uma vida sexual saudável e satisfatória. Mas terá de fazer algumas alterações, como permitir-se ser excitado mais vezes e falar mais abertamente com o seu parceiro ou parceira.

Conselhos para manter uma vida sexual saudável

Comunicar com o seu parceiro ou parceira. Discussões abertas sobre sexo têm-se tornado comuns nos últimos 40 anos, mas muitos adultos vêm de uma geração em que o sexo era tabu. Falar abertamente com o seu parceiro sobre as suas necessidades, desejos e preocupações pode aproximar-vos e ajudar-vos a desfrutarem melhor do sexo e da intimidade.

Fale com o seu médico. Falar de questões sexuais com o seu médico pode ajudá-lo a manter uma vida sexual saudável à medida que envelhece. O seu médico pode ajudá-lo a tratar problemas crónicos, que afetam a sua vida sexual. Muitos seniores têm dificuldade em manter uma ereção ou a chegar ao orgasmo. O seu médico poderá prescrever-lhe medicação e outros tratamentos para estes problemas.

Mude a sua rotina. Alterações simples podem melhorar a sua vida sexual. Mude a hora do dia em que tem sexo para uma hora em que tenha mais energia. Experimente de manhã - quando está relaxado, depois de uma boa noite de sono -, em vez do final do dia. Pode demorar mais tempo para si ou para o seu parceiro a ficarem excitados, por isso demore mais no estádio do romance - prepare um jantar romântico ou saia para ir dançar. Experimentem uma posição sexual diferente, por exemplo.

Procure uma companheira se estiver sozinho. Nunca é tarde para o amor. Pode ser difícil iniciar uma relação depois de ficar viúvo ou de estar sozinho há muito tempo, mas vale a pena o esforço. Toda a gente precisa de amor e de intimidade. Quando iniciar uma nova relação, pratique sexo com proteção. Muitos seniores esquecem-se que ainda estão susceptíveis a doenças sexualmente transmissíveis, como a SIDA.

Mantenha-se saudável. Alimentação equilibrada, fazer desporto, evitar o álcool e as drogas pode ajudar o seu desempenho sexual, uma vez que, deste modo, o seu corpo estará em forma.

Seja otimista. As mudanças que surgem com a idade - desde problemas de saúde a mudanças no desempenho sexual - podem fazer com que os homens se sintam menos atraentes e menos capazes de dar prazer. Conversar sobre os seus problemas com a sua parceira pode ajudar. Sentir-se triste, angustiado ou depressivo tem um grande impacto na sua vida sexual. Aconselhamento profissional ou outro tratamento também pode melhorar a sua vida sexual e o seu bem-estar.

3 comentários
  • leo
    17 de Setembro
    legal
  • ivan semeniv
    8 de Abril
    otimos conselhos
  • ver mais comentários »