Idade Maior

Brincar ao Carnaval

E divertir-se com os seus netos. Saiba o que pode fazer com eles nestas férias.


Mais uma pausa no calendário escolar e mais uma excelente oportunidade para aproveitar o tempo livre dos seu netos para estar com eles. E há actividades para todos os gostos e carteiras. Aqui ficam algumas:

Fundação Serralves - 14 de Fevereiro
Química dos efeitos especiais
Para aprender algumas técnicas de caracterização usadas na criação de efeitos especiais: elaboração de pele, sangue, feridas, cicatrizes falsas e muco de alien são apenas alguns exemplos.

Preço: Gratuito e sem marcação prévia
Local: Sala do Serviço Educativo (Museu)

Bilhete(s) de identidade
Vão criar auto-retratos num jogo de construção de personagens. A partir do desenho, da pintura e da colagem construímos outras imagens de nós que exploram as inúmeras possibilidades de sermos ?outros?.

Preço: Gratuito e sem marcação prévia
Local: Sala do Serviço Educativo (Museu)
Horário: das 10h às 17h

Fundação Calouste Gulbenkian - 16 de Fevereiro
Bichos, Mitos e Monstros
Durante três horas, as crianças podem construir esculturas criativas como serpentes espertas, dragões preguiçosos, monstros medrosos e outros seres pavorosos.

Preço: 7,5 euros (1 adulto + 1 criança)
Horário: das 10h às 13h

Museu da Marioneta - 16 de Fevereiro
Cria um rosto ao teu gosto
A actividade consiste na criação de uma máscara e na oportunidade de encarnar personagens. Baseia-se no teatro de máscaras chamado Wayang Topeng, existente em Java, na Indonésia, onde decorrem espectáculos durante os quais se contam histórias fantásticas sobre personagens que sofrem transformações mágicas e que enfrentam as mais diversas peripécias.

Preço: 7,5 euros
Horário: das 10h30 às 12h30

Serviço Educativo da Fundação Cupertino de Miranda - de 15 a 17 de Fevereiro
MascarArte - a minha colecção de máscaras
Neste ateliê, serão realizadas seis máscaras de seis diferentes países e culturas para coleccionar, aprender e explorar. Tudo sempre de uma forma muito divertida!

Preço: 4 euros por oficina
Horário: das 14h30 às 17h30

Centro Cultural Olga Cadaval - 13 de Fevereiro
Um Encontro com... O Carnaval dos Animais
Neste concerto pedagógico e interactivo, de narrativa visual e musical, que envolve a participação dos mais novos presentes no público, é contada a história Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Säens, e relatada uma imaginária visita a um jardim zoológico, associando-se os vários instrumentos e sonoridades a cada um dos animais.

Preço: 7,5 euros
Horário: 16horas
Local: Auditório Acácio Barreiros, no Centro Olga Cadaval em Sintra

Centro Ciência Viva de Aveiro - 13 de Fevereiro
Carnaval com Ciência: Na Pele de um Cientista
Os mais novos, e não só, são convidados a "vestir" a pele de cientistas. Sozinhos ou em equipa, munidos do material necessário, pais, avós e amigos, são desafiados a criarem uma experiência, invenção ou ensaio, e a partilharem os resultados com outros, numa feira de ciência.

Preço: Gratuito
Horário: às 15h30
Local: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Museu de Santa Maria de Lamas - 15 de Fevereiro
Máscaras Venezianas
Neste ateliê os miúdos são convidados a inventar e criar a própria máscara, neste caso, inspirada nas maravilhosas e muito conhecidas máscaras de Veneza.

Preço: indisponível
Horário:
das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30

Teatro Municipal de Almada - 13 a 16 de Fevereiro
O Barbeiro de Sevilha


Dirigido sobretudo ao público infantil, a acção principal deste espectáculo baseado na famosa ópera de Rossini, decorre num teatrinho, no qual os cantores são fantoches e os técnicos do teatro são os actores. Dos conflitos entre ambos nasce um espectáculo paralelo: o da vida nos bastidores de um teatro, num mundo de música e efeitos teatrais, em que a única regra é surpreender, divertir e maravilhar os mais novos.

Preço: de 5 a 7 euros
Horário: dias 14 e 16, às 11h e às 16h e nos dias 13 e 15, às 16h.

Local: Sala de Ensaios do Teatro Municipal de Almada