Idade Maior

A Razão dos Avós

, 1 comentários

Qual é ou deve ser o papel dos avós nas sociedades contemporâneas ? Uma questão à qual o psiquiatra Daniel Sampaio procura responder.


O consagrado psiquiatra e escritor Daniel Sampaio que, na sua última obra, tentou explicar a razão do suicídio na adolescência, regressa agora com um tema igualmente importante nas relações humanas: a posição dos avós na família. Numa altura em que os modelos familiares são cada vez mais heterógeneos, este psiquiatra reflecte sobre a importância dos avós como educadores ou transmissores de afectos.

Qual deve ser, afinal, a atitude dos avós? Devem mimar os netos sem olhar a regras ou pelo contrário, educar e incutir valores?

Estas são algumas das questões que Daniel Sampaio discute em A Razão dos Avós, um livro que partiu de uma pesquisa sobre as suas próprias raízes: as famílias Bensaúde Branco e Sampaio Carvalho. Em última análise, o psiquiatra conclui que a razão está do lado dos avós, já que são os "historiadores da família", ou seja, quem melhor conhece as origens e o contexto de cada família.

Leia aqui um excerto do primeiro capítulo do livro.
1 comentários
  • Marlene
    29 de Maio
    adorei ler este livro aprendi muitas coisas em relação aos avós e tambem adoraria conhecer pessoalmente Daniel Sampaio um escritor que nao deixam duvidas em relação as suas palavras e o melhor escritor que ja vi devia ser premiado como melhor escritor de sempre adorei ler a sua obra "A razão dos avós" conntinue