
o ponto de partida
gerações +60
primeiros participantes

primeiros participantes


forum idade MAIOR

forum idade MAIOR


pesquisa viva no terreno
\ a seiva, o bom cultivo e sustentação da matéria
\ a base que alimenta o conhecimento
_living research, knowlwdge
o ponto de partida
A evolução demográfica do país, estimada para as próximas duas décadas, antecipa uma paisagem DOMINADA por uma população sénior…
45% da população portuguesa tem 50 ou mais anos.
Em 50 anos, seremos 8 milhões. Seremos menos e mais velhos.
Nos próximos 30 anos, a moda da idade passa de 46 anos (2022) para 74 anos (2050).
Enquanto consumidor/ cliente:
+ 50 anos em Portugal (200): responsável por 59% de todos os gastos de consumo domésticos
\ Este número vai crescer para 69% em 2050
\ Se fosse um país, a economia da Longevidade (acima de 50), seria a terceira
maior do mundo depois dos EUA e China

Este target deixa de ser um “segmento” para passar a ser “as massas”, as maiorias.
Este crescimento representa uma das maiores transformações sociais, económicas e políticas do nosso tempo e obriga a mudanças nos atuais sistemas.
contexto inevitável
\ Face à atual estrutura etária e estimativa de crescimento da população portuguesa, as gerações +60 em breve serão a maior parte, é inevitável.
\ É também inevitável que estas gerações venham a ter um papel na sociedade diferente das gerações homólogas anteriores, mais ativo e produtivo.
\ A mudança de paradigma e a transformação são igualmente inevitáveis.
\ O aumento da quantidade irá resultar num salto qualitativo do qual irão emergir novas gramáticas, novas ecologias de desejos, de vontades, de necessidades. Pois os mais velhos de hoje em dia são diferentes dos mais velhos das gerações anteriores: têm mais saúde, maior nível de escolaridade e mais acesso á tecnologia.
\ São gerações com características muito próprias e especificas, com necessidades, ambições e sonhos distintos, o que as torna únicas e reforça a importância de as estudar, analisar e compreender em profundidade.

O conhecimento aprofundado é inevitável:
uma realidade que idade MAIOR – hub consulting +60 identifica como rica para investigação e análise, utilizando metodologias inovadoras.
no fórum idade Maior
construimos uma COMUNIDADE, com empresas, instituições e marcas de diferentes setores, na qual:
\ acreditamos em +amanhã para as gerações +60, e numa vida com +vida
\ inspiramos a mudança: inovar+, criar+, humanizar+
\ somos curiosos e comprometidos em +investigação continua, saber+, conhecer+ e compreender+
\ somos especialistas nas gerações +60 e partilhamos saber com quem quer saber+, e+
para quem é o forum idade Maior
1\ para as todas as empresas e organizações institucionais e governamentais, que querem conhecer+ profundamente as gerações +60 e saber+ como criar novos produtos, novos serviços, novas políticas, novas experiências, novos programas e benefícios que respondam às verdadeiras necessidades, expectativas e sonhos +ambiciosos das gerações +60
2\ para as todas as empresas e marcas que reconhecem o imenso potencial que são as atuais gerações +60 , e que procuram e valorizam um conhecimento amplo e sempre atualizado que lhes permita entender melhor esta gerações, as suas certezas e incertezas, mudanças, necessidades, ambições e inquietudes
3\ para as todas as empresas e marcas que entendam esse conhecimento como vantagem competitiva e que queiram capitalizar esse conhecimento num retorno com impacto positivo e na criação de valor para as gerações +60, e consequentemente para o seu negócio
o que fazemos no forum idade Maior
\ estudamos a incerteza e a mudança
\ identificamos tendências e oportunidades
\ imaginamos e testamos novas soluções
\ produzimos conhecimento avançado que estimula a favorece a criação e desenvolvimento de estratégias, design e comunicação de serviços e produtos adequados, capazes de responder claramente às necessidades das gerações +60
\ investigamos, pensamos, discutimos as gerações +60 dentro da lógica de intergeracionalidade
\ compreendemos e reconhecemos o fenómeno objetivo da sua descapacitação progressiva, numa perspetiva de plena e total inclusão produtiva
\ desenvolvemos formas de dar voz a estas gerações +60
como fazemos no fórum idade Maior
1\ desenvolvemos investigação através de estudos próprios, quer utilizando as metodologias clássicas, quer desenhando e testando novas metodologias que permitam conhecer e compreender em profundidade as novas gerações +60. Construir uma camada de conhecimento e compreensão deste tema complexo, diferenciadora e acionável.
2\ desenvolvemos investigação através da produção de papers periódicos, com base na análise e interpretação de informação e estudos produzidos pelo mercado.
3\ promovemos espaços e tempos de pensamento, reflexão e debate, com a presença de especialistas, entidades e marcas com interesse nas gerações +60.

Contamos com todos os que queiram conhecer e compreender melhor as novas gerações +60
objetivos do forum idade MAIOR
Pretendemos alertar e consciencializar as entidades e organizações decisoras e atuantes no mercado (privadas e públicas), para a relevância, valor económico e potencial intrínseco das atuais gerações +60, que ainda se conhecem pouco, e por isso ainda não se dá a devida atenção e valorização.
Num modelo colaborativo e contínuo, queremos investigar, criar conhecimento especializado e identificar tendências e oportunidades, que inspirem e apoiem a definição de estratégias, de campanhas de comunicação, de novos produtos e serviços, que respondam às reais necessidades, expectativas e ambições das gerações +60 (das atuais e das vindouras).
estudo de segmentação
+60 forum idade MAIOR
\ Como ponto de partida, para conhecer e compreender melhor as gerações +60 de hoje, propomos desenvolver um estudo que revisite a segmentação deste grupo da população portuguesa. O conhecimento que vier a ser produzido irá permitir tomar melhores decisões e definir estratégias de maior valor para as novas gerações +60, com o consequentemente impacto positivo para o negócio das empresas e das marcas.
\ Privilegiando a pesquisa qualitativa para caracterização psicográfica (estilos de vida) e comportamental (escolhas do consumidor), o estudo será robustecido estatisticamente com pesquisa quantitativa.
principais temas de estudo
1\ CARACTERIZAÇÃO DETALHADA DESTAS NOVAS GERAÇÕES +60
2\ INTERGERACIONALIDADE
3\ O MOMENTO DA REFORMA
4\ TRÊS TEMAS RELEVANTES PARA ESTAS GERAÇÕES
DESCAPACITAÇÃO | COMUNICAÇÃO | TECNOLOGIA
o forum
no logo da consultora

visão
do forum idade MAIOR
Somos um centro de investigação e conhecimento, contínuo e especializado nas gerações +60
Num modelo colaborativo e contínuo, vamos investigar, criar conhecimento e identificar tendências e oportunidades, que inspirem e apoiem a definição de estratégias e de campanhas de comunicação de novos produtos e serviços, que respondam às verdadeiras expectativas e ambições das gerações +60 (da atual e das vindouras).
missão
da consultoria idade MAIOR
Contribuir para uma sociedade mais equilibrada e sustentável, utilizando com eficácia os recursos disponíveis, nomeadamente os humanos, através da participação plena e ativa das gerações +60
Pretendemos alertar e consciencializar as entidades e organizações decisoras e atuantes no mercado (privadas e públicas), para a relevância, valor económico e potencial intrínseco das atuais gerações +60, que ainda se conhecem pouco, e por isso ainda não se dá a devida atenção e valorização.
os valores
da consultoria idade MAIOR
