idade maior

início

sobre nós

forum

programa

local

conferência

press

patrocinadores

Desconto de 10% no valor de Inscrição para Membros de Entidades Parceiras da Conferência Idade Maior. Código de desconto: MEMBRO

Já são 7 as empresas que se juntaram ao centro de conhecimento, reflexão e discussão Forum idade Maior: Santander, CML, MEO, Wells, ACP, Fidelidade e Continente.

E outras estão a caminho …

 

ENQUADRAMENTO DO FORUM

Como sabemos, a evolução demográfica do país, estimada para as próximas duas décadas, antecipa uma paisagem DOMINADA por uma população sénior.

Partilho apenas alguns números que considero impressionantes e tão assustadores como desafiantes…

Em 50 anos, Portugal deverá perder 2,3 milhões de pessoas na sua população.

Em 50 anos, seremos 8 milhões. Seremos menos e mais velhos. 

Nos próximos 30 anos, a moda da idade passa de 46 anos (2022) para 74 anos (2050).

Por isso, este target deixa de ser um “segmento” para passar a ser “as massas”, as maiorias.

Este crescimento representa uma das maiores transformações sociais, económicas e políticas do nosso tempo e obriga a mudanças nos atuais sistemas.

Mas, além disto, não estamos apenas perante um crescimento numérico ou engrossamento deste segmento…

Sabemos que o aumento da quantidade irá resultar num salto qualitativo do qual irão emergir novas gramáticas, novos léxicos, novas ecologias de desejos, de vontades, de necessidades. 

Pois os mais velhos de hoje em dia são diferentes dos mais velhos das gerações anteriores: têm mais saúde, maior nível de escolaridade e mais acesso á tecnologia.

Tradicionalmente, o segmento sénior é retratado como uma porção amorfa, uma massa indefinida, sem subsegmentação… 

Tratado como todos iguais, perdida entre insignificâncias e incompreensões, tantas vezes enformado por estereótipos.

Agora, este grupo ganha densidade e tridimensionalidade; ganha visibilidade, personalidade e importância.

É um grupo com consumidores de elevado potencial!…

A população com mais de 50 anos em Portugal foi responsável por 59% de todos os gastos de consumo domésticos em 2020.

Este número vai crescer para 69% em 2050.

Se fosse um país, a economia da Longevidade (acima de 50), seria a terceira maior do mundo depois dos EUA e China (AARP e Oxford, 2016).

Por isso, há que encontrar a sua identidade e linguagem próprias, que permita às marcas e às organizações desenharem novas propostas de valor adequadas a este grupo etário, nas suas diferentes dimensões e que respondam às suas verdadeiras necessidades.

O conhecimento aprofundado desta população é, portanto, INEVITÁVEL! 

Desta necessidade de conhecimento, nasce o projeto Forum Idade Maior.

Estamos conscientes do papel que as empresas e marcas podem desempenhar especificamente na condução das alterações demográficas que a sociedade enfrenta, darem o seu contributo ativo, desde que mais conscientes da proposta da “Economia de Francisco”, que inclui e não exclui.

E porque estes números massivos já são a realidade de HOJE, algumas empresas e marcas passaram a colocá-los também no foco das suas atenções, começando por se juntar a esta “comunidade”, para saber mais… e agir melhor.