podcast

Episódio #7
Sara Aguiar e Frederico Fezas Vital
“Somos de gerações diferentes, mas temos muito em comum”
\ episódios podcast idade MAIOR
Episódio #1
Maria João Valente Rosa, doutorada em Sociologia, especialidade Demografia, professora universitária e investigadora, é a primeira convidada do Podcast Idade Maior, que inaugura um novo ciclo de conversas sobre as novas gerações de pessoas mais velhas.
“A reforma, tal como está e como é pensada, não faz bem à saúde”
“Condenamos o sexismo, condenamos o racismo, mas o idadismo existe, gera discriminação em função da idade, e é aceite como se fosse natural. Não é natural!”
Episódio #2
Francisca Costa, 27, João Miranda de Sousa, 63, ambos advogados, conversam livremente sobre todas as idades, numa conversa iluminante e autêntica, que nos faz parar e pensar em factos aos quais nem sempre prestamos a devida atenção.
“Metade da população mundial é governada por políticos com mais de oitenta anos”
“Aprendo com os mais novos a curiosidade, estímulo fundamental para a existência humana”
Episódio #3
Benedita Paes de Vasconcellos, gestora, 68, Martim Cunha Rego, 30, professor e candidato a Doutoramento em Estudos Clássicos.
“O idadismo é uma tragédia!”
“A idade é um artificialismo. Há coisas que são comuns a todos: a vida, a morte, o amor, a importância da justiça, uma vida boa”
“A viuvez é um tema, a vida deixa de ser como era e é difícil construir uma vida nova”
Episódio #4
Mónica Chaves, marketeer, fundadora da Brandkey, 58 anos, Francisco Liz, antropólogo, investigador, 43 anos.
Mónica criou o conceito e o projeto “Idade Maior” em 2008. Portugal é um dos países mais envelhecidos do mundo, juntamente com o Japão e Itália, mas não está preparado para esta nova longevidade das idades superiores e era preciso estudar o fenómeno e libertar conhecimento para a sociedade. Foi a aposta de Mónica Chaves.
“Urgentíssimo: cuidar bem das relações em todas as idades!”
“Temos que cuidar da saúde relacional, porque sem relações as pessoas adoecem”
Francisco, investigador e market researcher, trabalhou em lares em contexto rural e urbano. Por paixão e por amor a uma avó muito criativa e muito influente na sua vida. Começou por ser voluntário num lar em Alcobaça, durante a pandemia,
“Há muitas, muitas, muitas pessoas a precisarem de ter uma vida mais ativa”
“Ter acompanhado a minha avó na sua última fase da vida mudou a minha vida”
Episódio #5
Vasco Pinto de Magalhães, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, é padre jesuíta e foi co-fundador do Centro de Estudos de Bioética. Autor de numerosas obras, escritos, ensaios e livros, é um verdadeiro mestre e um grande humanista. Foi um grande jogador de rugby e esteve para casar.
“A morte da minha namorada ajudou-me a olhar para a morte de uma maneira diferente e também me ensinou a olhar para a mulher de uma maneira muito positiva e terna”
“A grande sabedoria? Saber perder!”
“A crise é uma ocasião de crescimento. Sempre”
“Somos velhos quando desanimamos, quando perdemos a alegria de viver. É por isso que há novos que se sentem velhos”.
Episódio #6
Mafalda Honório, 44, gestora, criou e lidera a área da Longevidade numa grande marca nacional, é movida por desafios e considera que as pessoas, o ser humano, tem que estar sempre no centro dos negócios. Liderou equipas nas áreas comercial e de marketing e foi distinguida com vários prémios.
Domingos Tavares, 29, gestor, empreendedor, estratega por natureza, faz parcerias improváveis e trabalhou na área da longevidade. Na Nova Zelândia fez um estudo sobre comportamento organizacional com equipas intergeracionais e a conclusão foi verificar que a força de trabalho é muito maior e mais eficaz quando se misturam gerações. Aos 23 começou a sentir que estava a ficar velho e assume isso com toda a verdade.
“A pressão acontece em todas as gerações. Somos humanos e comparamo-nos”.
“O que me tem ajudado muito é estar com pessoas mais velhas”
“Uma folha em branco ajuda a perceber o conceito dos 100 anos de vida”
“Na realidade vamos ter muitas oportunidades, podemos fazer tudo mais tarde”
Episódio #7
Sara e Frederico têm um projeto embrionário de empreendedorismo social intergeracional, em que pretendem conjugar os talentos dos mais novos com os talentos dos mais velhos