Como já vimos em artigos anteriores, embora os mais velhos sejam um segmento económico e social dominante, a inovação do mercado para satisfazer as suas necessidades está atrasada.
Há que INOVAR. Há que mudar PARADIGMAS.
Há que desenhar e implementar NOVOS MODELOS e NOVOS PLANOS DE AÇÃO.
E a mudança de paradigma compete a quem? Compete a todos!
A colaboração entre os decisores políticos, a sociedade civil, o meio académico e o setor privado são cruciais para a criação de soluções holísticas que promovam a saúde física e mental, a autonomia, o bem-estar, a dignidade, a criação de produtos e serviços adequados e que satisfaçam as suas reais necessidades.
Na nossa área, sabemos que as marcas têm influência direta na vida das pessoas e o Marketing e Comunicação, se por um lado são reflexo da cultura e sociedade, por outro são trend setters e influenciadores das mesmas. Podem e devem, através das suas ferramentas e veiculação de mensagens, mudar mentalidades e de serem propulsoras de transformações.
A consultora idade Maior é, na realidade, relevante não só para os Departamentos de Marketing e Comunicação das empresas e instituições, mas também no âmbito dos Recursos Humanos e da Sustentabilidade, de forma transversal.
Ora veja-se… a nível de RH, a diversidade geracional no ambiente de trabalho não é apenas uma necessidade, é uma vantagem competitiva inestimável.
No panorama empresarial atual, a diversidade geracional é mais do que uma métrica de inclusão; é fundamental para o crescimento e para a inovação.
Num ambiente onde múltiplas gerações convivem, desde baby boomers a gerações X, Y (millennials) e Z, as empresas ganham um espectro amplo de experiências, perspetivas e competências.
No festejo dos 30 anos da Brandkey, referi numa entrevista a uma revista da especialidade a minha perspetiva de como o convívio saudável de diferentes gerações, no mesmo espaço e tempo, podem se transformar numa explosão de talentos, através das sinergias obtidas pelas diferentes valências: soft e hard skills.
É com satisfação, no âmbito da nossa consultora Idade Maior, que verifico que as empresas estão cada vez mais atentas a esta “dádiva à humanidade”. No que se refere a sustentabilidade, esta palavra é normalmente associada a Ecologia e Alterações climáticas, mas por vezes as empresas esquecem-se das Pessoas e do seu bem-estar, o que também faz parte dos ODS.
A verdade é que ainda é aceite na nossa sociedade o preconceito do IDADISMO. Um preconceito assente na idade cronológica das pessoas para o desempenho de determinados papéis ou funções, que afeta tanto os mais novos, como os mais velhos.
Fala-se muito em inclusão social… “ninguém fica para trás”, mas pouco se fala da inclusão dos mais velhos na sociedade, os quais são mesmo, muitas vezes, excluídos. E serão a maioria das pessoas em poucos anos.
A Idade Maior tem por missão desafiar estereótipos em relação a estas gerações dos mais velhos e promover a sua inclusão, na economia, na sociedade, nas empresas.