O efeito combinado do aumento da esperança de vida e da diminuição das taxas de fertilidade está a provocar uma mudança acelerada na estrutura etária do nosso país. Os grupos demográficos que mais crescem são os que englobam as idades maiores, resultando, entre outros efeitos, numa redução do número de pessoas em idade ativa na economia. Esta realidade tem impactos muito relevantes e deve ser considerada por todos os agentes do mercado. Portugal destaca-se como o 4.º país do mundo com maior percentagem de população com idade superior a 65 anos, conforme vários estudos.
No Santander, estamos comprometidos com todos os estágios da vida dos nossos clientes, oferecendo serviços e produtos adaptados às necessidades dos clientes sénior, promovendo uma relação de confiança a longo prazo. Um exemplo é a nossa SuperLinha Sénior, que proporciona um atendimento personalizado, sem mensagens pré-gravadas e sem limite de tempo, permitindo que estes clientes esclareçam dúvidas e realizem operações bancárias do dia-a-dia sem necessidade de se deslocarem a um balcão. Além disso, a Fundação Santander Portugal é parceira da iniciativa Cuidado Digital 360+, que visa acelerar a transformação digital de IPSS que prestam cuidados a este público.
Em muitos países, há uma exigência crescente para que as instituições financeiras ofereçam suporte adequado aos clientes idosos, cumprindo regulamentações e práticas recomendadas para o setor. Ao investir em iniciativas para clientes da geração + 60 anos, promovemos a inclusão e o apoio necessário a esta população, fortalecemos a nossa posição no mercado, aumentamos a satisfação dos clientes e cumprimos as nossas obrigações sociais e regulatórias.
Por tudo isto, orgulhamo-nos de estar associados a esta iniciativa Forum Idade Maior, alinhada com a nossa estratégia de responsabilidade social corporativa e que fortalece a nossa reputação como uma instituição que se preocupa com o bem-estar de todos os nossos clientes e colaboradores.
Jorge Alcobia, Head of Sustainability Santander